“Sonho que virou realidade”: 1º Festival Literário de Capão Bonito do Sul encerrou nesta quarta-feira

Definido como um “sonho que virou realidade” pelos organizadores, o primeiro Festival Literário de Capão Bonito do Sul encerrou nesta quarta-feira (29) com apresentações culturais dos alunos das escolas do município e com apresentação da Banda Municipal e Ballet de Tupanci do Sul.

Foram três dias de Festival marcados principalmente por apresentações culturais, envolvimento de toda comunidade e participação dos municípios vizinhos Muitos Capões, Vacaria e Tupanci do Sul.

Na abertura oficial do evento, realizada da segunda-feira (27), foi inaugurada a placa da Biblioteca Pública Municipal Maria de Oliveira Costa – Dona Benta. Maria de Oliveira Costa, mais conhecida como Dona Benta, teve sua história reconhecida por se tornar à aluna mais velha em todo Estado a concluir o ensino médio aos 94 anos em 2012. Como forma de homenagem, em 2015, foi aprovado projeto de Lei na Câmara de Vereadores, de autoria do vereador Jonei Merib, solicitando que a biblioteca pública municipal do município passasse a se chamar “Maria de Oliveira Costa – Dona Benta”.

De acordo com a secretária da Educação, Marizete Rauta, a história de dona Benta serve de motivação para buscar uma educação de qualidade, além de que sua história serve de exemplo para todos os jovens. “Neste ano conseguimos realizar um sonho. Nosso maior objetivo é fazer com que a leitura se torne um hábito não somente na vida de crianças e jovens de nosso município, mas de toda a comunidade.”, comenta.

Para o próximo ano, o objetivo é ampliar o Festival, trazendo ainda mais estandes de livros, participação de escolas de outros municípios, como já foi realizado neste ano, além de pensar em um nome para patrono do Festival, como já acontece em alguns municípios.

No último dia de Festival, foi realizado sorteio dos prêmios da rifa “Ação em Prol da Leitura”, na qual os alunos que vendessem todo bloco ficariam com o valor de R$ 30,00 para adquirir livros no evento. Na rifa foram sorteados cinco prêmios sendo os vencedores:

1º prêmio – Tablet: Rosalina dos Passos Souza

2º prêmio – Bíblia Luxo: Rafael Bernardi

3º prêmio – Livro de Culinária: Leivo Bernardi

4º prêmio – Livro Gramática Grande: Rita Carvalho

5º prêmio – Coleção Infantil com CD: Marcelo Varella

A aluna Andriele Machado, da Escola Abelardo José Nácul ganhou uma bicicleta no sorteio realizado para os alunos que venderam todo o bloco.

Além de apresentações das escolas locais, com peças de teatro, sessão de cinema e música, o evento contou com a participação de municípios vizinhos, com apresentação musical do Instituto Federal de Vacaria – IFRS, Banda Municipal e Ballet de Tupanci do Sul e apresentações de dança e música de Muitos Capões.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532