NASF e ESF desenvolvem projeto com grupo de Gestantes

A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde (NASF) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão desenvolvendo um trabalho com foco nas gestantes de Capão Bonito do Sul. O primeiro grupo iniciou as atividades em 27 de março na sede do município. As reuniões são realizadas mensalmente, sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, às 14 horas na Unidade de Saúde. Em Barretos, as reuniões serão todas as últimas quartas-feiras do mês, sendo o primeiro encontro, dia 25 abril.

As palestras e orientações estão sendo ministradas por médico, enfermeiras, dentista, psicólogas, nutricionista, assistente social, técnicas de enfermagem, farmacêutica e demais profissionais da saúde disponíveis. As informações abordam temas como o pré-natal, mudanças físicas na gestação, saúde bucal da gestante e do bebê, técnicas de massagem, aleitamento materno, entre outros temas.

Conforme a psicóloga do ESF, Jaciara Braambati Pelisser, toda mulher tem direito a uma gravidez saudável e a um parto seguro. “Um dos objetivos do projeto é prestar apoio à gestante, por meio de palestras educativas e expositivas, dinâmicas em grupo e rodas de conversa, ampliando a visão sobre gestação e potencializando suas práticas em saúde”, comenta.

Além de apoio as gestantes, em cada um dos encontros do Grupo, as participantes irão receber um kit para o bebê.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532