Secretaria da Saúde irá desenvolver projeto Farmácia Viva

Na manhã de quinta-feira, 12, o prefeito Felippe Rieth e primeira dama Thaís Roman Rieth estiveram em uma reunião com os extencionistas rurais da Emater, Mariangela Gelain e Mauro Sérgio Santos e a homeopata Doriana Gozzi Miotto para tratar sobre a implantação do projeto Farmácia Viva no município.

O projeto Farmácia Viva, que será desenvolvido pela secretaria da saúde em parceria com a Emater e secretaria da Educação, tem a finalidade de incluir plantas medicinais no tratamento de pacientes, como forma complementar ao uso de medicamentos. Para iniciar o projeto no município será instituída uma política intersetorial de plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos.

As plantas medicinais serão cultivadas por alunos da Escola Firmino Frizzo, através do Projeto Educação Ambiental e de acordo com a primeira dama e enfermeira do Posto de Saúde, Thaís Rieth, para que elas comecem a ser cultivadas será preciso comprar equipamentos para desidrata-las e material para embalagem.

Durante a reunião, a homeopata Doriana Gozzi Miotto, que já esteve no município, em dezembro do ano passado, quando realizou o curso de Práticas Alternativas e Complementares aos SUS, deu orientações sobre como proceder com o projeto.

Além disso, no mês de julho a equipe responsável por desenvolver o projeto irá participar de um treinamento no Centro de Treinamentos da Emater, em Nova Petrópolis.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532