Secretaria da Saúde forma segunda turma de Pequenos Vigilantes

Dando continuidade ao projeto “Pequenos Vigilantes”, iniciado no ano passado pela secretaria da saúde e Assistência Social em parceria com a secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo, foi realizada nesta sexta-feira 30, a formatura da segunda turma de vigilantes mirins de Capão Bonito do Sul.

O projeto tem como objetivo manter a atuação de políticas públicas de saúde dentro das escolas, buscando de maneira didática e através do desenvolvimento de dinâmicas e ações, a conscientização e mobilização das crianças com relação à prevenção da saúde.

Através do programa foram realizados encontros quinzenais com os alunos, onde eles aprendiam sobre prevenção em saúde, com foco em vigilância sanitária e meio ambiente.

O responsável pelo trabalho, agente de saúde Wagner Ribeiro explica que neste ano o projeto teve suas ações multiplicadas, contando com uma equipe maior para auxiliar no planejamento e elaboração de ações desenvolvidas com os alunos em sala de aula.

Entre as ações desenvolvidas através do projeto está o trabalho de conscientização quanto à prevenção e combate ao mosquito da dengue e borrachudo, importância da vacinação para a prevenção de doenças, boas práticas alimentares e cuidados com a validade dos alimentos através de atividades em campo, onde realizaram a inspeção de supermercados e restaurantes do município.

O projeto Pequenos Vigilantes é desenvolvido com as turmas de 5º ano das escolas municipais Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa, iniciando a segunda turma do projeto em abril deste ano, contando com a participação de 24 alunos.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532