Secretaria da Saúde realiza último encontro do ano do projeto Peso Certo

Na sexta-feira, dia 7 de dezembro, a secretaria da Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul realizou o último encontro do ano do projeto Peso Certo, no Auditório da Escola Firmino Frizzo.

Durante o encontro o médico e coordenador do projeto, Adalberto de Carvalho Valle Neto abordou sobre nutrigenômica e nutrigenética, conceitos que estudam sobre a influência que os nutrientes exercem sobre nossa genética e a genética sobre nossa alimentação.

Conforme Adalberto, apesar de nossa genética influenciar diretamente em nossa alimentação e vice-versa, existem hábitos de alimentação e de rotina saudável,que podem auxiliar na perda de peso, como a prática diária de exercícios físicos e a ingestão diária adequada de água, por exemplo.

Para auxiliar na explicação desses conceitos e falar sobre a influência dos alimentos, a extensionista da Emater, Mariângela Gelain abordou sobre alimentos funcionais, os quais além de funções nutricionais básicas, produzem efeito metabólico ou fisiológico no organismo, que são benéficos a saúde.

Como objetivo de colocar em prática os assuntos abordados durante a palestra os alunos participaram da degustação de uma salada natalina, preparada com cubos de batata doce, ricota, azeitona, além de ingredientes funcionais, tomate seco,agrião, uva passa e azeite de oliva.

Para finalizar o encontro do grupo, foi realizada a avaliação física dos participantes. O próximo encontro do Peso Certo deve ser realizado em janeiro do ano que vem.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532