Secretaria da Saúde e Assistência Social desenvolve projeto SpaSUS

Com o objetivo de atuar no campo da prevenção e da promoção, manutenção e recuperação da saúde, a secretaria da Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul criou o Projeto SpaSUS.

Para isso, através do projeto serão realizadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que atuam com diagnósticos embasados no indivíduo considerando os aspectos físico, psíquico, emocional e social, podendo muitas vezes diminuir o uso de medicamentos e de internações, através de tratamento terapêutico, aumentando a qualidade de vida das pessoas.

Entre os tratamentos que serão oferecidos aos pacientes, está a massagem terapêutica e relaxante, drenagem linfática para gestantes e tratamentos terapêuticos como Barra de Access, Auriculoterapia, Cromoterapia, Musicoterapia, Terapia de Florais, Aromaterapia, Reiki, Reflexoterapia e Cristaloterapia.

            O projeto SpaSUS contará com a atuação de duas terapeutas  holísticas, além de enfermeiras, psicólogas, assistente social, técnicas de enfermagem e agentes de saúde, que se aperfeiçoaram em práticas específicas para trabalhar no projeto.

            Para possibilitar a realização das PICS, foi ampliado o espaço do Posto de Saúde, com a construção de uma nova sala, com espaço adequado para a realização dos tratamentos e outra, com banheira de hidromassagem para a realização de terapias que envolvam o uso da água.

            De acordo com a primeira dama e enfermeira do Posto de Saúde, Thaís Roman Rieth qualquer paciente poderá solicitar atendimento no SpaSUS. “Eles serão acolhidos pelos profissionais da saúde, que avaliarão qual prática será mais efetiva para o problema apresentado por ele”, explicou.

            Os atendimentos através do SpaSUS serão realizados de segundas a sextas-feiras no Posto de Saúde da sede do município e já podem ser agendados  pelo telefone 3625-3025, no ESF da sede, ou na Unidade de Saúde de Barretos.

Entenda sobre os tratamentos:

Barra de Access: trata-se de uma terapia corporal que permite que você e o seu corpo comecem a desprender-se dos pensamentos, ideias, condicionamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que você tenha registrado sobre quaisquer situação ou experiência.

Auriculoterapia: A auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura.

Cromoterapia: Pode ser definida como o tratamento que, por intermédio das cores, estabelece o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções.

Musicoterapia: trata-se de tratamento que utiliza músicas com letra ou somente na forma instrumental, além de instrumentos como violão, flauta e outros de percussão onde o objetivo não é aprender a cantar ou tocar um instrumento, mas saber reconhecer os sons de cada um ter a possibilidade de expressar suas emoções através destes sons.

Terapia de Florais: o objetivo da terapia floral é equilibrar as emoções, ajudando no nosso controle sobre elas. A terapia ocorre com essências florais, que são medicamentos alternativos aos métodos tradicionais. Por serem 100% naturais, não há restrições de uso.

Aromaterapia: é a utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa.

Reiki: é uma terapia natural japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da imposição de mãos e a utilização de símbolos e baseia-se no conceito de que o Reiki é uma energia vital invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos.

Reflexologia: medicina alternativa que se baseia na crença de que cada órgão ou parte do corpo está representado ou refletido nas plantas das mãos e dos pés, e que exercer pressão nestes locais provoca alterações físicas no resto do corpo.

Cristaloterapia: terapia realizada com o uso de cristais.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532