Capão Bonito do Sul cresce 6,48% no Índice de Retorno de ICMS para 2020

Município ocupa 2ª posição entre os municípios da Amunor

Conforme Índice Provisório de Participação dos municípios no ICMS para 2020, divulgado pela Receita Estadual e publicado no dia 1º de julho no Diário Oficial do Estado – DOE, o município de Capão Bonito do Sul apresentou um crescimento de 6,48%, ocupando a 2º posição no ranking entre os municípios da Amunor.

O índice subiu de 0,69943% em 2019, para 0,074474% em 2020, o que representa um avanço de 7 posições no Índice de Participação dos Municípios – IPM, deixando a cidade na posição 257, entre os 497 municípios do Estado.

               De acordo com o secretário da Administração, Fernando Avila de Melo, um dos fatores que mais influenciaram neste aumento foi o Valor Adicionado (VA), que corresponde a 75% da composição total do IPM. “Conforme Apuração dos Índices dos Municípios, Capão Bonito apresentou um Valor Adicionado de mais de R$ 18 milhões das empresas referente ao ano de 2018, o que contribuiu expressivamente para o aumento do IPM.”, enfatizou.

            Além disso, segundo o secretário, o município tem realizado diversas ações através do Programa de Integração Tributária – PIT, com a fiscalização de entrada e saída de mercadorias do município, além de campanhas de conscientização da população e da adesão ao programa Nota Fiscal Gaúcha – NFG e Nota Premiada, que já está em sua terceira edição.

Do valor total de ICMS arrecadado pelo Estado, 25% são repassados aos municípios, e o que define o valor pertencente a cada município é o Índice de Participação dos Municípios. Conforme dados do site do Governo do Estado (www.estado.rs.gov.br), o valor repassado aos municípios ao longo do próximo ano devem chegar a R$ 7 bilhões.

Com o valor do repasse de ICMS, o município consegue realizar investimentos essenciais para o desenvolvimento da cidade e a prestação de serviços básicos à sociedade.

Turma Volante do Programa de Integração Tributária

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532