Participantes do PAIF participam de bate-papo sobre o Outubro Rosa

Durante todo mês de outubro, a Secretaria de Saúde e Assistência Social estará realizando atividades com o intuito de promover a conscientização e prevenção ao câncer de mama.

Para dar seguimento a programação, em um evento organizado pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, na tarde de quinta-feira, dia 17, a médica Vanessa Galvão e primeira dama e enfermeira do Posto de Saúde, Thaís Roman Rieth participaram de um bate-papo com as participantes do Programa de Atendimento Integral às Famílias – PAIF, durante o encontro quinzenal do grupo.

Na ocasião, a médica Vanessa falou sobre as formas de prevenção ao câncer de mama, que de acordo com ela, além da mamografia, devem incluir uma rotina de alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

 A médica falou também sobre a importância do autoexame como forma de prevenção, já que através dele é possível identificar lesões ainda em sua fase inicial, podendo ser realizado por mulheres a partir de sua primeira relação sexual.

Além do autoexame, Vanessa salienta que o exame de mamografia deve ser realizado por mulheres a partir dos 50 anos de idade, devendo ser repetido a cada dois anos, quando não houver alterações ou anormalidades.

Conforme a médica, em pessoas menores de 50 anos, a mamografia só é feita em casos onde é identificada alguma lesão no autoexame e se existir pré-disposição genética. “Se tem algum antecedente familiar materno, principalmente, com câncer de mama, a gente faz a mamografia mais cedo. Mas acima de 50 anos a mamografia continua sendo o ideal como forma de prevenção ao câncer de mama”, enfatizou.  

 Além do câncer de mama, o debate abordou sobre o autocuidado da mulher e câncer de colo de útero, que assim como o câncer de mama, se detectado em sua fase inicial tem maior chance de cura.

Os exames de mamografia podem ser agendados no Posto de Saúde por mulheres a partir de 50 anos e exames citopatológicos de colo de útero por mulheres de 25 a 64 anos.

Mateada Outubro Rosa e Novembro Azul

            No dia 31 de outubro, a Secretaria da Saúde promoverá a primeira Mateada e Roda de Conversa sobre a prevenção ao câncer de mama e de próstata, que contará com a participação de toda equipe de saúde.

            O evento será realizado na Praça Laura Vieira Feijó, às 13h30, e contará com a distribuição de erva mate aos participantes, que deverão levar apenas a cuida e a bomba. Para proporcionar mais conforto aos participantes, a Secretaria da Saúde orienta que todos levem cadeiras para melhor aproveitamento do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532