Secretaria da Saúde e Assistência Social inicia atualização de cadastro de usuários do SUS

Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Secretaria da Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul estará promovendo a atualização dos cadastros dos usuários no Sistema de Informatização do Sistema Único de Saúde – SUS.

A atualização do cadastro é uma determinação do Ministério da Saúde, que estabeleceu um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS, Programa Previne Brasil, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.

No novo programa de financiamento, o cálculo para a definição dos incentivos financeiros da capitação ponderada deverá considerar a população cadastrada na equipe de Saúde da Família (eSF) e equipe de Atenção Primária (eAP) no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB); a vulnerabilidade socioeconômica da população cadastrada; o perfil demográfico por faixa etária e classificação geográfica definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por este motivo, uma das recomendações é que os municípios reorganizem os cadastros e que toda a população residente em suas áreas adstritas esteja cadastrada pelo CPF no e-SUS.  

Nos próximos dias, os agentes comunitários de Saúde irão realizar visitas residenciais para a atualização ou cadastramento dos usuários, quando deverão ser fornecidos dados como: nome, data de nascimento, RG, telefone e endereço, o que permitirá a identificação da pessoa no Sistema Único de Saúde. Antes disso, é necessário que a população se dirija aos postos de saúde do município, na sede ou distrito de Barretos e informe corretamente o CPF e cartão do SUS, para facilitar a localização do usuário do sistema e-SUS durante as visitas.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532