Em reunião extraordinária, prefeitos da Amunor definem medidas adotadas em relação ao Coronavírus

Nesta terça-feira (17), o prefeito e presidente da Amunor, Felippe Rieth, convocou uma reunião extraordinária com demais prefeitos da Associação, para definir as medidas adotadas com relação ao Coronavírus.

            Também participaram do encontro, secretários e profissionais da saúde, que auxiliaram na definição das medidas.

            Entre as medidas adotadas, está a suspensão de eventos públicos e privados, sendo shows, feiras, festivas e demais eventos, pelo prazo de 30 dias e a suspensão das aulas da rede municipal de ensino pelo prazo de 30 dias, a contar do dia 19, quinta-feira. A orientação é a mesma para rede de ensino privada.

            Além disso, cada município deverá criar uma equipe médica ou de enfermagem responsável por atendimento domiciliar em casos de suspeita de contaminação, com telefone disponível para agendamento.

            Durante o período de contenção do vírus, a recomendação é de que não sejam realizadas viagens municipais ou interestaduais por servidores públicos municipais.

            As viagens da Secretaria da Saúde deverão ser realizadas com veículos pequenos, ou próprio, até que o Estado se manifeste sobre a possibilidade de prorrogação de prazo para as consultas agendadas.

Dentro do Estado, os deslocamentos de servidores devem ser mantidos conforme a necessidade, em especial, quanto ao deslocamento de pacientes entre Unidades de Saúde, somente em casos de extrema necessidade.

As visitas em hospitais, asilos, casas de passagens e presídios também deverão ser suspendidas.

            Na tarde de segunda-feira (16), o prefeito Felippe já havia se reunido com os secretários e profissionais da saúde para definir sobre as medidas tomadas pelo munícipio, onde já ficou definida a suspensão de todos os eventos municipais.

Campanha de vacinação contra a gripe

Em razão da pandemia do Coronavírus, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) será antecipada neste ano. A 1ª fase de vacinação deve iniciar na próxima segunda-feira, dia 23, onde deverão ser imunizadas pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da área da saúde.

No município, a vacina será realizada nos postos de saúde da sede e em Barretos.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532