Município deve manter medidas de contingência contra o Coronavírus

Após o pronunciamento do presidente da república na noite de ontem (24) em rede nacional, o prefeito municipal Felippe Rieth se manifestou.

            Em nota publicada em seu perfil no Facebook nesta quarta-feira (25), Felippe destacou sobre a importância das ações dos governantes para manter a segurança e a saúde da população, e como presidente da Amunor, orientou que todos os municípios continuem seguindo com as medidas adotadas através dos seus decretos municipais.

“Estamos trabalhando fortemente para encontrar alternativas para restabelecimento dos serviços e o confinamento. Cabendo destacar que a orientação para todos os municípios da Amunor é no sentido de mantermos o que está previsto nos decretos municipais, levando sempre em consideração as orientações da Organização Mundial de Saúde, pois é nosso DEVER e de todos evitar que a pandemia se alastre, e um líder deve guiar o seu povo nesse momento, acalmando-o, através da AÇÃO, mostrando que estamos agindo e fazendo de tudo para que a saúde e a segurança de todos seja a nossa PRIORIDADE!”

            Desde segunda-feira, dia 23, o município de Capão Bonito do Sul adotou o regime interno e de turno único nas repartições públicas municipais como medida preventiva a proliferação do Covid-19, através do decreto 1.428 de 2020.

            Através do decreto 1.427 de 2020, no qual o município estabeleceu estado de calamidade pública devido a pandemia do Covid-19, também foram adotadas medidas para funcionamento de estabelecimentos comerciais, que poderão permanecer o atendimento, desde que realizem, de forma preferencial, o sistema de entrega em domicílio, a fim de evitar aglomeração de pessoas, ou então, em casos de permanência do atendimento local, realizem a higienização de 3 em 3 horas durante o horário de funcionamento.

            Apesar de aderir ao regime interno, as secretarias municipais e demais departamentos contam com atendimento online, pelas redes sociais da prefeitura, ou então pelo WhatsApp de cada setor, para dúvidas, encaminhamentos e orientações acerca de eventuais demandas da população.

            Os atendimentos nas Unidades de Saúde do município estão sendo realizados, preferencialmente, por meio eletrônico, ou pelos telefones (54) 99603-2587 no Posto de Saúde da Sede e (54) 99963-5440 na Unidade de Saúde de Barretos, ou então através de consultas agendadas, evitando assim a aglomeração de pessoas. Em casos de pessoas com sintomas considerados graves, como falta de ar e febre alta devem ligar para o telefone (54) 99603-2587.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532