Educação desenvolve projeto de horta escolar

Com a ação, as EMEFs Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa buscam incentivar à educação ambiental, bem como, o aprendizado sobre alimentação saudável

Um objeto de estudo interdisciplinar, a horta escolar tem como benefícios a produção e consumo de alimentos naturais pelos alunos, o desenvolvimento de atividades ligadas à culinária na escola, além da troca de conhecimentos, economia doméstica e apresentar na prática, para os alunos, as consequências de ações positivas em relação ao meio ambiente. Pensando nisso, Capão Bonito do Sul incentiva na Rede Municipal de Ensino, a produção e o cultivo de horta escolar, uma na EMEF Firmino Frizzo e outra na EMEF Horário Severo da Costa.

Com esse mais importante recurso didático, o município se destaca nas ações de investimentos para a educação que geram impactos em outras áreas. “O resultado da horta em nossas escolas são alunos multiplicadores de boas ações, mais conscientes, que levam, da sala de aula para a vida valiosos ensinamentos ecológicos e ampliam a necessidade de uma mudança de postura que é preciso implantar na sociedade com relação aos cuidados com o meio ambiente”, destaca a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marizete Rauta.

Preparando o solo

Conforme explica o diretor da EMEF Firmino Frizzo, Jerry Segalla, neste período, por conta das baixas temperaturas do inverno, a horta da escola segue com a preparação da terra para receber novas sementes de hortaliças e verduras. “Durante o inverno, com as temperaturas mais frias, e em especial devido à pandemia, o projeto segue com acompanhamento do professor responsável pela didática, no entanto, assim que retornarmos do período de férias e com a diminuição dos casos de Covid-19, os alunos retomarão as atividades em nossa horta”, pontua.

Preservação dos espaços

Da mesma forma, aos poucos, a horta de EMEF Horário Severo da Costa retoma as atividades com a presença dos alunos e novos recursos são agregados à estrutura. “O contato dos estudantes com a terra e as plantas possibilita o estreitamento da sua relação com a natureza além dos aprendizados sobre alimentação e nutrição. Nesse sentido e pensando em melhorar nossa estrutura para oferecer essa opção de ensino, melhoramos frequentemente o espaço da horta. A tela sombrite, instalada com a ajuda dos alunos, é um dos investimentos mais recentes e importantes para preservar nossa horta”, salienta a diretora da escola, Liliane Hoffmann.  

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul