Rede Municipal de Ensino inicia aulas de natação

Neste momento, a piscina térmica atenderá alunos da pré-escola até os anos finais do Ensino Fundamental

Uma piscina com 10 metros de comprimento, mais de quatro metros de largura e 1,40 metros de profundidade. A estrutura montada em anexo à EMEF Firmino Frizzo de Capão Bonito do Sul recebeu os primeiros nadadores nesta semana. O projeto das aulas de natação é inédito na região, inovação que serve de referência para as Redes Municipais de Educação, mais um investimento realizado pela Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

O projeto estava previsto para ser inaugurado no início do ano, no entanto, por conta da pandemia, precisou ser adiado, e agora, com o clima mais ameno e a proximidade das estações mais quentes do ano, além da redução dos casos da doença, os pequenos nadadores do município poderão usufruir de mais esse serviço no âmbito educacional. A atividade faz parte da Escola de Tempo Integral, outra iniciativa inovadora no município e na região.

Desenvolvimento e aprendizado

O modelo implementado, foi conhecido pela Administração Municipal após visita ao município de Chapada, onde já existem piscinas térmicas nas escolas municipais, nas quais são fornecidas aulas de natação e hidroginástica para os alunos e população em geral. “É uma ação inovadora que também auxilia no desenvolvimento e aprendizado dos nossos alunos. A piscina foi instalada em estrutura fechada, com sistema de aquecimento solar, com chuveiros e equipamentos de proteção. As aulas contam com profissional de educação física e monitores que auxiliam no cuidado com os alunos”, destaca a secretária responsável pela pasta, Marizete Rauta.

Ampliação para outros públicos

Nesse momento, a piscina térmica atenderá alunos da pré-escola até os anos finais do Ensino Fundamental, no entanto, conforme o prefeito Felippe Rieth, a estrutura deverá ser utilizada também com os idosos do município, atendidos pela equipe de saúde, em aulas de hidroginástica. “Estamos dando o pontapé inicial a mais esse projeto inovador no município. É uma conquista de toda comunidade que visa benefícios aos alunos, e num segundo momento, assim que possível, aos nossos idosos, através de ações que promovem a saúde. É investimento em educação que reflete no bem-estar. É inovação para tornar o município referência em qualidade de vida para toda comunidade”, manifesta Rieth.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul