Alegria e autocuidado marcam ação alusiva ao Outubro Rosa

Evento foi realizado na tarde de sexta-feira (22), com a participação de profissionais de saúde e a comunidade

Música, alegria, dança e celebração à vida. A força da cor rosa ficou ainda mais evidente na tarde da última sexta-feira (22). O evento alusivo ao Outubro Rosa rendeu sorrisos e levou informação às mulheres que estiveram no salão de eventos do Gaúcho Futebol Clube de Capão Bonito do Sul. A autoestima feminina e a qualidade de vida foram duas das abordagens realizadas pela Mestre em Saúde Mental, Vera Miranda.

A valorização de si mesma, ainda que em meio as atribulações, é fundamental para uma vida melhor, conforme destacou a palestrante entre uma interação e outra. “A felicidade é diária, não se empurra com a barriga. Eu não sei da vida das mulheres participantes, no entanto, falo isso para que pensem, reflitam sobre o que as faz feliz, e que essa felicidade seja a principal razão do existir de cada uma”, manifestou Vera.

A ação denominada “Outubro Rosa: viver pede tempo, se prevenir não”, faz parte do calendário de ações da Secretaria de Saúde e Assistência Social. O momento teve ainda bate-papo com a Dra. Vanessa Galvão, que abordou as causas e os principais meios de diagnóstico do Câncer de Mama e do Colo do Útero. Vanessa apresentou os principais meios de prevenção, diagnóstico e tratamento às doenças.

Responsável pela pasta, Fernando Avila de Melo salientou que a iniciativa visa reforçar o comprometimento da equipe de saúde com a população, em especial, as mulheres, e a importância de ações preventivas. “Seguimos empenhados em dar suporte no diagnóstico e tratamento das doenças e acreditamos na prevenção como fora de uma vida melhor, por isso as abordagens de se cuidar e viver a vida com alegria”, disse.

A equipe de saúde organizou um espaço acolhedor para as mulheres em um ambiente com cuidados preventivos à Covid-19. Após o evento, foi servido coffee break e entregue uma lembrança às mulheres participantes. A Secretaria de Saúde e Assistência Social organiza agora, evento alusivo ao Novembro Azul, cuja ação será realizada nos próximos dias.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Capão Bonito do Sul