Atividades nas Academias da Saúde serão retomadas na próxima semana

Cronograma com Educadora Física passa a valer na próxima semana, para as comunidades do interior e na sede do município

A Secretaria de Saúde e Assistência Social está retomando as atividades nas Academias da Saúde em Capão Bonito do Sul. As aulas haviam sido suspensas por conta da pandemia e serão retomadas com nova instrutora e com todos os protocolos no combate à Covid-19. A Educadora Física, Ana Marisa Mello Bertoldi, inicia as ações na próxima terça-feira (30), no Distrito de Barretos, e na quarta-feira (01), nas demais comunidades do interior e na sede do município.

De acordo com o secretário de Saúde e Assistência Social, Fernando Avila de Melo, o retorno dos encontros com a população, nas academias, será muito importante para estimular o cuidado com a saúde. “A prática de atividades físicas é muito benéfica para a saúde preventiva. Iremos intensificar o cronograma conforme o passar dos dias para que todas as comunidades sejam contempladas”, destaca.

Fernando salienta ainda que novas Academias de Saúde foram construídas em comunidades que ainda não tinham o espaço. “Graças ao programa Comunidade Integrada, conseguimos levar essa estrutura para as localidades que ainda não possuíam os aparelhos. Iremos integrar saúde, lazer e bem-estar em um único espaço, focados sempre no melhor para os nossos munícipes”, salienta.

Confira o cronograma

– Terça-feira (30), no Distrito de Barretos, às 10;

– Quarta-feira (01), 8h no Lajeado, 9h na Comunidade de Guadalupe; 10h na sede do município, 11h no Assentamento 25 de Novembro, e às 13h no Rincão Comprido.

O PAS

O Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011, é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população. Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Como ponto de atenção no território, complementam o cuidado integral e fortalecem as ações de promoção da saúde em articulação com outros programas e ações de saúde como a Estratégia Saúde da Família (ESF), os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e a Vigilância em Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Capão Bonito do Sul