Município vacina crianças com comorbidades nesta quarta-feira (19)

A vacinação será em idade decrescente, começando em crianças de onze anos até chegar aos cinco

A Sala de Vacinação da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Capão Bonito do Sul iniciará nesta quarta-feira (19), a imunização contra a Covid-19 de crianças de cinco a onze anos de idade. Receberão a primeira dose meninos e meninas com comorbidades ou deficiência, em idade decrescente (dos onze para os cinco anos). As doses serão aplicadas mediante agendamento, no ESF sede e também na UBS do Distrito de Barretos.

A Técnica de Enfermagem, responsável pela Sala de Vacinação do município, Ruthielli Leite, destaca que recebeu frascos com dez doses cada, por isso, é de extrema importância o agendamento prévio para abertura dos mesmos. “Precisamos que os pais ou responsáveis entrem em contato conosco para formarmos os grupos de dez crianças, respeitando a faixa etária e as comorbidades, e para então, aplicarmos as doses”, alerta.

Devido ao turno único, a Sala de Vacinação do município atende das 7h às 13h. Mais informações e agendamento pelos telefones: (54) 9.8161-1986 – ESF Capão Bonito do Sul ou (54) 9.8161-5654 – UBS Barretos. A equipe de Saúde aplica ainda a terceira dose contra a Covid-19, destinada a pessoas com 18 anos ou mais, que estão com o esquema vacinal completo há quatro meses, além de pessoas imunossuprimidas.

Orientações importantes!

As crianças a serem imunizadas nesta etapa são aquelas com as seguintes condições: asma, doença neurológica, doença cardiovascular, doença hematológica, doença hepática, doença renal crônica, obesidade, imunodeficiência, neoplasia, diabetes mellitus e síndrome de Down. Ruthielli atenta ainda, para uma orientação da Secretaria Estadual de Saúde, de que após a vacinação, as crianças precisam aguardar vinte minutos no Posto, em observação, para possíveis reações.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Capão Bonito do Sul