Reunião discute Saneamento Básico no município

Medidas serão implementadas pela Administração Municipal através dos setores de Meio Ambiente, Vigilância Ambiental, Saúde e Assistência Social e CRAS

Na tarde da última terça-feira (03), uma reunião foi realizada em Capão Bonito do Sul para tratar sobre o Saneamento Básico no município. Preocupada com o andamento das ações e para avaliar melhorias no serviço, a Administração reuniu secretários municipais e coordenadores para alinhar as próximas ações. A principal discussão foi entorno da adequação das fossas sépticas instaladas nas residências e prédios públicos/privados. O objetivo é padronizar o sistema de tratamento de esgoto, fazendo com que todas sejam iguais, adequadas para o tratamento dos dejetos.

Após a explanação do prefeito municipal, Felippe Rieth, e análise dos dados, um relatório foi elaborado com as residências onde as fossas sépticas precisam ser adequadas aos padrões exigidos e que os moradores, num primeiro momento, serão notificados para que regularizem os equipamentos. A ação será realizada pela Secretaria de Saúde e Assistência Social, através do setor de Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários, e pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente.

Na segunda etapa da regularização do sistema de tratamento de esgoto, a Prefeitura Municipal irá auxiliar as famílias em vulnerabilidade social com a instalação dos equipamentos padronizados através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pelo Cadastro Único. “Nossa preocupação com o Meio Ambiente e as políticas que envolvem o setor são constantes e ao longo da nossa gestão, estamos implementando e realizando melhorias no serviço. Num primeiro momento, iremos orientar nossa população sobre os equipamentos e o uso correto das fossas sépticas, e paralelo a essa ação, estaremos organizando um formulário para a regularização total em nosso município, destacou Rieth.

A regularização do sistema de tratamento de esgoto, através das fossas sépticas, no município, deverá ser concluída em até seis meses e uma nova reunião será realizada em 15 dias para novas tratativas e planejamento das próximas ações.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Capão Bonito do Sul