Dados Gerais

Dados Municipais

Data da Emancipação: 16 de Abril de 1996
Município de Origem: Lagoa Vermelha
População em 2010: 1.754 hab.
Homens: 942 pessoas
Mulheres: 811 pessoas
População Urbana: 499 pessoas
População Rural: 1254 pessoas
Representação Política em 2012: 1.884 eleitores
Área da unidade terrritorial: 527 Km²
PIB per capta a preços correntes em 2008: 31.219,24 reais
Código do Município: 430462
Gentílico: capão bonitense

 

Fonte: IBGE Cidades – http://www.cidades.ibge.gov.br

Economia

O município possui área de 527,119km² situando-se na região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa ao Norte com o município de Esmeralda, ao Sul e ao Oeste com Lagoa Vermelha e a Leste com Muitos Capões. O nome de Capão Bonito do Sul surgiu em virtude de que nas imediações da cidade existe um Capão de Araucária.
Dados do senso demográfico do IBGE, no ano de 2010, apresentam 1.754 habitantes capão-bonitenses. O município tem destaque no setor primário contando com uma cultura votada para o setor primário, envolvendo plantações de soja, milho, trigo, feijão, canola, erva-mate, entre outros. Culturas como kiwi, erva-mate, batata e maçã também ocupam áreas significativas e outras começam ganhar espaço no cenário local, caso da horticultura e das pequenas frutas. Na pecuária o município também alcança grande destaque, sendo que a bovinocultura de corte, a bovinocultura de leite e a ovinocultura são as atividades mais expressivas; A criação de bovinos de corte no sistema de integração lavoura-pecuária, onde o gado ocupa as áreas de lavoura durante o período de inverno tem obtido excelentes resultados; Já a terminação desses bovinos em sistemas de semiconfinamento tem sido uma opção tecnológica para que criadores mais estruturados e tecnificados multipliquem seus ganhos. A produção de leite é a principal atividade da agricultura familiar no município, mas também reúne produtores médios e grandes que adotam modernas tecnologias de manejo e produção.
Na ovinocultura, Capão Bonito do Sul conta com vários criadores, inclusive cabanhas premiadas, onde são criadas algumas das principais raças ovinas, como Dorper, Santa Inês, Suffolk, Texel, Ile-de-France e Hampshire Dow. A ovinocultura também merece um destaque especial, pois dá origem ao principal evento do município, a tradicional Feira de Ovinos, que acontece anualmente no mês de novembro e conta entre outros atrativos com um concorrido churrasco de cordeiro.

Saúde

Na sede do município há um Posto de Saúde para o atendimento dos munícipes que podem usufruir do serviço de dentista, médico: Clinico Geral, Pediatra e Gineco Obstetra. A população também conta com Nutricionista, Fonoaudióloga, Psicóloga, Enfermeira Padrão e Técnicos em Enfermagem.
No Distrito de Barretos há um subposto de Saúde no qual também tem atendimento durante a semana. No Assentamento 25 de Novembro há o atendimento médico uma vez por semana.
Através de profissionais habilitados: psicólogos, psico – pedagogos, enfermeiros, assistentes sociais, médicos e dentistas, buscando auxílio no desencadeamento de ações, que visam à melhoria da saúde e como conseqüência uma melhor aprendizagem. Entre elas: palestras, vídeos, consultas e tratamento gratuito e vacinação.

Educação

O município possui duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, a E.M.E.F. Firmino Frizzo, na Sede e a E.M.E.F. Horácio Severo da Costa localizada no Distrito de Barretos. Há uma Escola Estadual, Dr. Abelardo José Nácul na sede.

Lazer

Em setembro de 2008 foi inaugurado, o Parque de Eventos João Lindolfo Bolsonello, inicialmente sua parte campeira. Este parque conta com uma excelente infra-estrutura.
O município tem um Grupo de Terceira Idade, praticando ginástica dança e cursos em geral.
A repetidora do Canal da RBS de Passo Fundo teve sua instalação no município, assim como antena para o sinal de Internet, o que contribui para o desenvolvimento e entretenimento da comunidade. Também conta com sinal de telefonia móvel da Empresa Vivo.

Turismo

O município conta com vários pontos turísticos, dentre os quais se destacam a Cascata do Rio Rathiel, Pesque e Pague e o Sitio Raiar do Sol.