Município intensifica combate à Covid-19

Ações informativas no comércio, testagem da população e a vacinação são algumas das medidas adotadas

Com a chegada de uma nova variante da Covid-19 o mundo viu os casos da doença aumentarem e se espalharem de forma assustadora nos últimos dias. Em menos de uma semana, diversas cidades viram os índices quase zerados saltarem para dados vistos no auge da pandemia. Capão Bonito do Sul, que estava há cerca de sessenta dias sem casos positivados de coronavírus, passou, na última semana, a contabilizar novos registros da doença. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados preventivos à pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social intensificou ações no município.

Entre as medidas a equipe de saúde iniciou a aplicação diária da terceira dose da vacina contra a Covid-19, além de uma busca ativa por pessoas que não foram imunizadas. Outras ações incluem a visita pela equipe de Vigilância Sanitária do município ao comércio local, potencializando a informação da importância do uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento, sem aglomerações. “Desde o início da pandemia, desenvolvemos ações preventivas e de combate à pandemia. Com essa nova onda, intensificamos as medidas já adotadas e pedimos que a população se conscientize sobre a importância dos cuidados, em especial, a vacinação em dia e uso de máscara”, comenta o secretário responsável pela pasta, Fernando Ávila de Melo.

O município realiza ainda, a testagem da população sintomática e orienta sobre aqueles que tiveram contato com pessoas positivadas para a doença. Todas as recomendações são adotadas com base nos protocolos vigentes dos Governos Federal e Estadual. “Parece clichê repetir, mas a pandemia não acabou. Vimos os índices subirem nos últimos dias, o que pode colapsar os hospitais e sobrecarregar os profissionais de saúde, por isso, nunca é demais pedir que a população se cuide, se vacine e se importe de fato com o momento que vivemos. É preocupante, mas tenho certeza que todos farão sua parte no combate à Covid-19”, expressa o secretário municipal.