A Hidroponia como oportunidade de sucesso

No Distrito de Barretos, em Capão Bonito do Sul, há uma Estufa Hidropônica. De propriedade do contador, administrador de empresas e pós-graduado em Gestão Estratégica Empresarial, Pedrinho Barreto do Amaral, a Hidro Lagoa existe no município há dois anos. Seu início aconteceu ainda em 2007 em Lagoa Vermelha.
A estufa hidropônica tem como objetivo a proteção das plantas contra as mudanças climáticas e também de ações de insetos e animais.

A Hidroponia
Hidropônica: hidro e água. O cultivo não tem o uso de terra, ou seja, é feito somente com água. A estufa funciona com água, que em conjunto com a adubação, fornece para a planta todos os macro e micro nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. A solução fica girando na bancada com a planta através de um sistema de irrigação.

Histórico
Pedrinho Barreto decidiu investir na hidroponia no ano de 2007 quando largou o emprego anterior para essa nova oportunidade, algo que estivesse voltado para a atividade rural. “Sempre tive a vontade de ter uma atividade na área rural, e acompanhei a migração das pessoas que moravam no campo os quais abandonavam suas propriedades rurais, vendendo ou arrendando para grandes produtores cultivarem milho ou soja. Um processo natural e necessário, pois a soja tornou-se um dos principais produtos exportados pelo Brasil. Analisando essa situação onde as pessoas migravam para a cidade, indo trabalhar na indústria, comércio e serviços, resolvi fazer o processo inverso: saí da cidade e fui para a área rural produzir alimentos, pois vi nessa situação uma grande oportunidade de sucesso”.
“Pesquisei algo possível de desenvolver em uma pequena propriedade e que tivesse um retorno a curto e médio prazo. Pensando dessa forma decidi pela hidroponia”, explicou.
De início, o proprietário fez uma estufa de madeira para o trabalho, teve ainda alguns prejuízos, pois na época não haviam as informações necessárias, quem sabia não transmitia a ninguém. “Aprendi muito com os acertos e com os erros. Trabalhei sempre inovando e buscando desenvolver todos os processos dentro da mais alta tecnologia e dessa forma chegamos no estágio que estamos hoje”.

O processo hidropônico
Na estufa, são plantadas alface crespa (muito boa para acompanhar churrasco e na confecção de lanches), alface melissa, variedades de alface roxa, rúcula, tempero, agrião e radite.
O processo funciona dentro da mais alta tecnologia, “é o que tem de melhor no mercado hoje, o sistema NFT. O plantio inicia com a semente, é uma semente especial para o cultivo em hidroponia – essa primeira fase é denominada maternidade. Em seguida, após a semente germinar, é transferida para uma bancada menor chamada de berçário para posteriormente ser encaminhada para a bancada final, chamada de fase adulta. Nela a planta permanece e se desenvolve até a colheita, e após para a venda.
A Hidro Lagoa fornece seus produtos para praças de Lagoa Vermelha e Passo Fundo onde tem como clientes supermercados, fruteiras, restaurantes e lancherias.

Considerações finais
“A Hidro Lagoa tem em seu planejamento estratégico ações bem definidas principalmente na produção de alimentos de qualidade que proporcionem aos seus consumidores bem estar e satisfação em consumir alface, tempero, rúcula, agrião e radite. Produzidos em escala dentro das normas estabelecidas pela legislação, ofereceremos um produto da mais alta qualidade possível, trazendo muitos benefícios para a saúde de todos. CONSUMA ALFACE FAZ BEM PARA A SAÚDE”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *