AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO I CRAS finalizou o mês de maio com ação de conscientização sobre o Maio Laranja

Ao longo do mês, a unidade local do Centro de Referência intensificou campanhas sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Capão Bonito do Sul intensificou ao longo do mês de maio, campanhas e ações de conscientização sobre o Maio Laranja, que busca chamar atenção da população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além de ações internas, a unidade local do Centro de Referência promoveu três atividades que movimentaram a comunidade escolar e integrando a sociedade civil.

Ainda no início do mês de maio, aconteceu o bate-papo laranja, evento com a participação da juíza Dra. Lilian Raquel Bozza, que alertou sobre a frequência dos casos – muitos acontecendo dentro de casa ou envolvendo pessoas próximas, sem que levantem suspeitas. Ela explicou a diferença entre abuso e exploração sexual, exemplificou situações reais e destacou os impactos nas vítimas, além dos caminhos possíveis para realizar denúncias.

Na atividade, que reuniu estudantes do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio, também esteve presente a médica ginecologista Dra. Meire Adriana Silva, que falou sobre a importância da educação sexual nas escolas como ferramenta essencial para a prevenção e identificação de abusos. A conversa contou com a presença de representantes do município, Conselho Tutelar e comunidade.

Uma segunda ação, realizada na sede do município e no Distrito de Barretos, foram as “Caminhadas Laranja”, cujo objetivo foi percorrer as principais ruas do município com cartazes feitos em sala da aula pelos alunos e professores, com frases de efeito e importantes para a campanha. As mobilizações contaram com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Para a coordenadora do CRAS, Suelen Dall’Agnol de Moraes, a abordagem do tema dever ser feita com frequência, pois abusos e violências acontecem, silenciosamente, todos os dias. “Acredito que atingimos o nosso propósito de alertar a comunidade com nossas ações no Maio Laranja, no entanto, seguiremos atentos e à disposição o ano todo para garantirmos os direitos de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Texto e fotos: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817