Administração de Capão Bonito do Sul participa de reunião sobre a ERS 461

Entre as alternativas levantadas para a conclusão do trecho de asfalto, no município, está a criação de uma rota turística

Na última segunda-feira (19), o Secretário da Administração, Planejamento e Finanças, Fernando Avila de Melo, e o Chefe de Gabinete de Capão Bonito do Sul, Miqueias Guadagnin, representaram o Prefeito Municipal em uma reunião em Pareci Novo. O encontro com outras lideranças foi articulado pelo ex-deputado estadual, Gilmar Sossella, cujo objetivo principal foi debater alternativas para os municípios que não possuem ligação asfáltica concluída ou se quer iniciada.

Em Capão Bonito do Sul, a ERS 461, que liga o município a Lagoa Vermelha, tem cerca de 8km de asfaltamento não concluído. A rodovia é uma importante ligação entre os municípios, por onde, diariamente, circulam caminhões e maquinários responsáveis pelo escoamento de grãos, bem como, pela produção agrícola da região, que movimentam a economia local e estadual, por isso a importância da conclusão da obra, que facilitaria nos transportes e custeio para a circulação.

Rotas Turísticas

De acordo com o Secretário Municipal, a reunião debateu alternativas para a conclusão do trecho em Capão Bonito do Sul, bem como em outros municípios que ainda não possuem a ligação asfáltica. Uma das alternativas levantadas na reunião, segundo Fernando, seria a criação de rotas turísticas. “O encontro entre as lideranças regionais serviu para a união e o engajamento dos municípios na busca por soluções para melhorarmos as condições de circulação nas vias. A criação de rotas turísticas seria uma das possibilidades, no qual, inicialmente, ficou definido que na região poderiam ser criadas duas: Rota das Termas e Rota das Araucárias ou Rota da Fé”, explica. Essas rotas seguiriam o modelo adotado no Caminho dos Vales – Rodovia Transcitrus, que liga os municípios de Pareci Novo, São José do Sul, Maratá, Brochier e Poço das Antas.

Pela conclusão da via asfáltica

A ERS 461 é um problema antigo e a Administração Municipal de Capão Bonito do Sul não mede esforços na busca por recursos que visem a conclusão asfáltica da via. O Prefeito Felippe Rieth esteve, em 2018, em Porto Alegre em uma comitiva, além disso, outras manifestações foram realizadas e ações pleiteadas pelo município, como o cascalhamento na via em 2019, após a assinatura de um Termo de Cooperação com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). “A Administração Municipal está preocupada, dedicada e em constante busca de recursos para a conclusão da ERS 461. Entendemos que com a ligação asfáltica finalizada, a economia regional irá fluir melhor, possibilitando que novas empresas se instalem na região, bem como, o melhor escoamento da produção agrícola”, argumenta e conclui o Secretário da Administração, Planejamento e Finanças, Fernando Avila de Melo.