O encontro tratou de assuntos referentes ao alistamento militar, além do apoio técnico prestado à Secretária da Junta de Serviço Militar do município
No Brasil, o alistamento militar é uma obrigação de todos os jovens brasileiros do sexo masculino ao completarem 18 anos. O período para que fosse realizado o alistamento militar, neste ano, encerrou no dia 31 de agosto. Por conta da pandemia, o processo pôde ser realizado através do site, pelo aplicativo ou também, de forma presencial, no entanto, mesmo o processo realizado de forma online, precisa ter o acompanhamento e seguir as orientações repassadas à Junta de Serviço Militar (JSM) de cada município.
Para tratar de assuntos referentes ao alistamento militar dos jovens capão-bonitenses, a Administração Municipal recebeu a visita do Delegado do Serviço Militar, 1º Tenente Vilson Fernando Marques da Costa e do Responsável pelo Posto de Recrutamento e Mobilização de Porto Alegre, Tenente Josemar Zanon. Na oportunidade foram recepcionados pelo prefeito Felippe Rieth, pela Secretária da Junta de Serviço Militar, Delci de Lima Farias, e pelo Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Gelson dos Santos Corbolin.
Durante a visita de orientação técnica, o Tenente Marques avaliou o desempenho e as condições da JSM de Capão Bonito do Sul, além de orientar os trabalhos, visando a padronização de normas, documentos, procedimentos e diretrizes, e sanou dúvidas sobre o Serviço Militar no município. A presidente da JSM, Delci de Lima Farias, recebeu instruções quanto aos novos procedimentos para o alistamento online entre outras normativas do serviço. A visita técnica é realizada anualmente e a avaliação final da JSM em Capão Bonito do Sul foi avaliada como dentro do previsto nas Normas Técnicas para o bom atendimento ao cidadão.