Alunos da Rede Municipal de Ensino recebem novo kit de higiene bucal

Na manhã de quarta-feira (05), os alunos da EMEF Firmino Frizzo de Capão Bonito do Sul receberam um novo kit de higiene bucal. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde com o objetivo de motivar boas práticas de higiene bucal no ambiente escolar. A ação é realizada periodicamente com os alunos e neste ano, ao todo, serão distribuídos cerca de 300 kits, para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, incluindo as EMEFs Firmino Frizzo e Horácio Severo da Costa e a EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo.

O kit, composto por escova, creme e fio dental e bolsinha para armazenar os itens, foi entregue pelo secretário de Saúde e Assistência Social, Gelson Corbolin, pela cirurgiã dentista da ESF Capão Bonito do Sul, Joice Stefani, pela auxiliar de consultório dentário, Dioneia Mello e pelo servidor do Posto de Saúde, Natan Guindani. Além da distribuição, os profissionais orientam a forma mais adequada para escovação dental, além da realização de atividades coletivas de higiene bucal supervisionada.

Segundo Joice, o projeto contribui para a formação integral dos estudantes, evidenciando a importância da saúde bucal e educando-os para a prevenção de perdas dentárias e futuros problemas ortodônticos, possibilitando uma boa mastigação além da promoção de um sorrindo saudável. “O projeto busca influenciar de forma positiva e reforçar a necessidade de higiene bucal como aliada na higiene corporal e na melhoria da qualidade de vida”, destaca. Na EMEF Horácio Severo da Costa, do Distrito de Barretos, a ação é desenvolvida através do cirurgião dentista da UBS Barretos, Reginaldo da Silva.

Texto e fotos: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817