Capão Bonito do Sul promove décima terceira Feira de Ovinos

O evento contou com a segunda edição da Mostra de Artesanato e Feira da Agricultura Familiar

Em mais uma edição da tradicional Feira de Ovinos de Capão Bonito do Sul, o Parque Municipal de Eventos João Lindolfo Bolsonelo recebeu no último sábado, 24, um público de cerca de 1,5 mil pessoas.

O evento, que neste ano completou sua décima terceira edição iniciou na sexta-feira (23), com a palestra “Os 7 mandamentos da Ovinocultura” ministrada pelo médico veterinário e consultor do SEBRAE, Daniel Barros, reunindo aproximadamente 100 produtores rurais no Gaúcho Futebol Clube. Para encerramento da palestra, foi servido jantar de espinhaço de cordeiro.

Como em todos os anos, um dos momentos mais aguardados pelos visitantes é o Churrasco de Cordeiro Mamão, que contou com um público de mais de 900 pessoas. O almoço já é tradicional em todas as feiras e reúne pessoas de toda região para saborear a carne de cordeiro produzida em terras capão-bonitenses.

A abertura oficial do evento, que aconteceu no sábado de manhã, contou com apresentações de dança tradicionalista gaúcha dos alunos da escola Firmino Frizzo e banda da escola, que realizou sua segunda apresentação em público.  Em sua apresentação, os alunos do 5º e 7º ano da escola abordaram sobre o projeto de Ovinos, através do qual foi realizado um estudo sobre a realidade local da atividade.

Durante a abertura, o prefeito municipal Felippe Rieth anunciou dois novos projetos: projeto de Lei nº 057/2018, do Programa Mais Ovinocultura e projeto de lei nº 058/2018, que cria o Programa da Agroindústria Familiar, Mais Renda no Campo, a fim de incentivar e fortalecer ainda mais a atividade da ovinocultura no município e também os pequenos produtores rurais, para que permaneçam no campo.

“Através desses dois novos projetos conseguiremos prestar apoio a essas duas importantes atividades em nosso município, dando condições aos nossos ovinocultores e também futuros criadores para que iniciem a atividade; além disso, com o projeto Mais Renda no Campo visamos apoiar a implantação de agroindústrias na cidade, além de incentivar a realização de feiras municipais e regionais”, enfatizou o prefeito Felippe.

Desde o ano passado, a Feira da Agricultura Familiar vem ganhando destaque na Feira de Ovinos, a fim de incentivar cada vez mais a atividade do município. Além de produtos da agroindústria, o evento conta com a exposição do trabalho de artesãos da cidade.

A Feira encerrou na tarde de sábado, com a realização do Leilão e remate de Ovinos e entrega das premiações de melhores lotes de ovinos, que neste ano teve como ganhadores:

– Melhor lote de borregos, de Juliana S. Andrade, Cabanha da Confiança, de Capão Bonito do Sul;

– Melhor lote de cordeiras rústicas, de César Magrin, Cabanha da Lagoa, de Capão Bonito do Sul;

– Melhor lote de ovelhas rústicas, Cabanha de Albino Alves de Mello, de Capão Bonito do Sul;

– Melhor lote de borregas rústicas, de Matheus Branco, Cabanha Don Coradino, de Lagoa Vermelha;

– Melhor lote de reprodutor P.O., de Mikael Boeira, ABB Agropecuária, de Esmeralda;

– Melhor lote de cordeiras P.O., de Alex Castelli, Cabanha Castelli, de Getúlio Vargas;

– Melhor lote de ovelhas P.O., de Alex Castelli, Cabanha Castelli, de Getúlio Vargas;

– Melhor lote de borregas P.O., Cabanha da Confiança, Juliana S. Andrade, de Capão Bonito do Sul;

– Maior Comprador da Feira, Adelmo da Rosa Saibt, da Agropecuária Saibt, de Capão Bonito do Sul.

A décima terceira Feira de Ovinos foi promovida pela Associação de Ovinocultores de Capão Bonito do Sul – Assovino e prefeitura municipal, com o apoio da Emater/RS – Ascar e Sindicato Rural.