Capão Bonito do Sul promove XIV Feira de Ovinos, Mostra de Artesanato e Feira da Agricultura Familiar

Nos últimos anos, a Feira de Ovinos se tornou um dos mais importantes eventos de Capão Bonito do Sul. Com o objetivo de promover o negócio e troca de experiências entre ovinocultores do município e região, o evento contou neste ano com 16 expositores de ovinos, e mais de 30 no total, movimentando o município no último final de semana, dias 22 e 23 de novembro.

Mas já faz algum tempo que o evento deixou de ser apenas voltado para a comercialização e negócio de ovinos entre produtores, tendo expandidas atividades como a Mostra de Artesanato e Feira da Agroindústria Familiar, trazendo oportunidade para produtores e artesãos locais e de toda região.

Para contribuir com a expansão das atividades da Agricultura Familiar e Ovinocultura, foram criados os Programas Mais Renda no Campo e Mais Ovinocultura, anunciados durante a feira de 2018, através dos quais é dado incentivo financeiro aos produtores do município. Durante a Feira de 2019, os beneficiários do programa receberam a entrega dos cheques simbólicos nos valores de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1.800,00 subsidiados pela prefeitura.

O evento contou também com a apresentação do CT Border da Lagoa, com a demonstração de cachorros da raça Border Collie, conhecidos como pastores de ovelhas e a palestra “O Mercado de Carne Ovina”, do Celebra Gourmet, com o médico veterinário Felipe Vogt, que abordou sobre o preparo da carne de ovelha.

Para vir de encontro com o assunto da palestra, o evento encerrou com a realização do jantar de espinhaço de cordeiro, mais uma especialidade da culinária riograndense no município, que foi realizado pela segunda vez este ano. O prato consiste no preparo da carne do espinhaço da ovelha, que vai do pescoço até o lombo, acompanhado de aipim e temperos com cebola e alho.

Feira contou com 1º Leilão Solidário da SAMLAVE

Entre as atividades principais da feira está o leilão de animais, que neste ano ganhou um ar mais solidário com a realização do 1º Leilão Beneficente para a SAMLAVE (Sociedade Assistência ao Menor de Lagoa Vermelha), o qual teve destinado todo lucro para a entidade.

Através da iniciativa, organizada pela Associação de Ovinocultores de Capão Bonito do Sul – Assovino, foram arrecadados R$ 4 mil, que serão entregues durante jantar da Samlave, em Lagoa Vermelha, no dia 30, na Associação dos Motoristas.

Churrasco de Cordeio atraiu mais de 900 pessoas

Mas o que todo mundo sabe, é que a Feira ficou conhecida em toda região pelo churrasco de cordeiro, que pelo seu sabor único, tem traído em todos os anos centenas de pessoas. Não diferente de anos anteriores, neste ano o churrasco reuniu cerca de 900 pessoas no Gaúcho Futebol Clube.

Seu Edmundo Cusin, que é assador da Feira desde sua primeira edição, em 2005, contou que o segredo do churrasco de cordeiro está no corte e no tempo de assar. “A gente corta, desossa a carne, tira o espinhaço… Além disso tem o tempo de preparo, que tem que controlar, assar devagar” comentou.

De acordo com Edmundo, tudo isso, somado aos anos de experiência dos assadores fizeram com que o churrasco de cordeio da Feira se tornasse um dos mais conhecidos e saborosos da região.

A Feira de Ovinos, que está em sua décima quarta edição e contou com a circulação de mais de 1000 pessoas durante a sexta e sábado do evento, entre o Parque Municipal de Eventos João Lindolfo Bolsonelo e Gaúcho Futebol Clube.