Os governos Estadual e Federal reconheceram situação de emergência no município
Após uma vistoria nas principais estradas, pontes e pontilhões do interior de Capão Bonito do Sul, a Administração Municipal, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, elaborou o decreto que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas e danificadas pelas intensas chuvas do final do mês de abril e nos primeiros dias de maio. Devido ao volume das águas e a força das enxurradas, parte das estradas pelo interior sofreram avarias, bem como, cabeceiras de pontes e pontilhões que foram danificadas, fatores que oferecem risco aos moradores que precisam transitar pelos locais.
Os pontos mais críticos são na Estrada do Quebra-Dentes onde a força das águas acabou destruindo a galeria pluvial recém construída pela Secretaria de Infraestrutura, e a Ponte do Passo do Tonhão, na Estrada dos Andrades, onde a estrutura ficou comprometida devido ao volume das chuvas. O decreto de situação de emergência é específico para a busca por recursos financeiros para as estradas danificadas, uma vez que demandarão de mais horas trabalhadas, maquinário e material adequado para as obras que precisam ser realizadas, melhorando a trafegabilidade. Outros incidentes não foram registrados no município.
O documento foi elaborado após a união da documentação necessária, solicitada pelo Governo do Estado, aos relatórios escritos e fotográficos, ainda, ofícios, atas e demais subsídios necessários e verídicos para o decreto, além de laudos técnicos emitidos pelo setor de Engenharia e pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.
Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817