Definidos os homenageados das Semanas da Pátria e Farroupilha

Tributos serão prestados a Nelson Catapan e Nicanor Alves de Lima

Dois grandes eventos, um nacional e um estadual, que valorizam a cultura e o patriotismo se aproximam. No mês de setembro, tradicionalmente, são comemoradas a Semana da Pátria e a Semana Farroupilha. Nelson Catapan e Nicanor Alves de Lima, importantes nomes locais foram escolhidos como homenageados pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Para celebrar, uma programação foi montada, e de 01 a 22 de setembro diversas atividades serão desenvolvidas nas escolas municipais e na escola estadual.

Foto: Arquivo/PMCBS

A prefeita Marizete Rauta, destaca a importância das comemorações e reforça o comprometimento da Rede Municipal de Ensino com a saúde de todos os envolvidos na programação. “Mesmo com a pandemia, optamos por realizar atividades e homenagens presenciais em nossas escolas, com nossos alunos, professores e comunidade. Seguiremos todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19, para que possamos prestar essa justa homenagem a dois grandes homens que fizeram muito por nosso município”, enfatiza.

Estarão envolvidas equipes da EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo, EMEFs Horácio Severo da Costa e Firmino Frizzo, além da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Abelardo José Nácul. Entre os destaques da programação, a realização de Concurso Fotográfico, apresentações artísticas, atividades recreativas, peça teatral, Hora Cívica e almoço campeiro. Conforme pontuou Marizete, as atividades foram liberadas pelo COE municipal com o cumprimento de todos os protocolos de segurança no enfrentamento à pandemia.

Os homenageados

Nelson Catapan foi casado com Adriane Zanchet Catapan, com quem teve dois filhos, Gabriel e Jéssica. Nascido em Ibiraiaras, em 1997 mudou-se para Capão Bonito do Sul, na comunidade de Rincão Comprido. Agricultor, Catapan decidiu entrar na política para lutar pelos direitos e melhores condições das famílias do campo. Em 2003, iniciou sua vida pública, filiando-se ao então PMDB, onde assumiu por dois mandatos consecutivos a presidência. Em 2012, foi eleito o vereador mais votado da história de Capão Bonito do Sul, vindo a se tornar presidente da Câmara de Vereadores em 2015. Em 2017, Nelson assumiu o compromisso ao lado do prefeito Felippe Rieth, como vice-prefeito. Nelson faleceu em 2020, aos 53 anos, deixando um legado de contribuição para o desenvolvimento e história do município, onde viveu por mais de 20 anos.

Nicanor Alves de Lima, foi patrão do CTG Alexandre Pato, de Lagoa Vermelha por duas gestões e Chefe de Gabinete e Secretário Municipal da Infraestrutura, em Capão Bonito do Sul, na gestão de 2013 a 2016. Foi também tesoureiro da Associação de Ovinocultores (Assovino). Em 2012, recebeu a Comenda São João Maria, concedida pela entidade, em reconhecimento pelo seu trabalho. Em 2008, recebeu o reconhecimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, ao receber a Comenda João de Barro. Tio Nica, como era carinhosamente chamado, faleceu em novembro de 2018, aos 62 anos.

A programação completa das Semanas da Pátria e Farroupilha está disponível nas escolas municipais e estadual, bem como, no site e redes sociais da Prefeitura Municipal.