Educação de Capão Bonito do Sul realiza avaliação diagnóstica nas escolas

Após análise dos resultados, a pasta desenvolverá ações para melhorar o desempenho de aprendizagem dos alunos

A avaliação é uma forma utilizada para verificar se os alunos, de diferentes séries e idades, assimilaram os conteúdos estudados em sala de aula. Na volta às aulas em tempos de pandemia, a avaliação diagnóstica é uma aliada no retorno presencial das atividades, auxiliando no acompanhamento da aprendizagem. Em Capão Bonito do Sul, a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo realizou esse processo avaliativo desde o início do ano letivo, e, de acordo com a Secretária responsável pela pasta, Marizete Rauta, o feedback foi apresentado.

No início da semana foram exibidos os resultados da avaliação. “Após análise junto aos alunos, sobre as atividades que eram enviadas, como essas retornavam e o grau de aprendizagem, o que mais nos preocupou foram questões como a interpretação (português e demais disciplinas), a leitura, a organização do material e a motivação, para que os alunos entendam o retorno e o comprometimento com as aulas no dia a dia”, discorre Marizete. A partir de agora, segundo a Secretária, serão organizadas ações para que esses problemas sejam sanados.

Formações pedagógicas contínuas

Com base nos dados da avaliação diagnóstica, após reunião com as coordenações pedagógicas e direções das escolas municipais, ficou definido o preparo e a execução das formações continuadas para os professores, que iniciarão já no final de junho e, mês a mês seguirão, com o objetivo de preencher as lacunas que os educadores estão tendo, e consequentemente elevar o desempenho dos alunos. “Os problemas de aprendizagem dos estudantes se agravaram com a pandemia, principalmente com relação a leitura e interpretação. Agora, mais do que nunca, precisamos de suporte metodológico e estratégias, para fazer com que o aluno retorne e tenha o suporte necessário para seu desenvolvimento em sala de aula. As formações serão uma alternativa de auxiliar os professores com relação a isso”, salienta a Secretária de Educação.

Atividade avaliativa

Marizete adianta ainda que entre as opções para dar sequência a análise de desempenho dos alunos, está a aplicação de uma prova específica para cada nível e que irá avaliar o andamento do ensino. “Não mediremos esforços enquanto secretaria e Administração Municipal, para especializarmos ainda mais nosso corpo docente e motivarmos nossos alunos a aprenderem e se desenvolverem no ensino desde a educação infantil”, enfatiza.