Educação prepara retorno às aulas

Os educandários municipais receberão os alunos no dia 23 de fevereiro

A Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito do Sul se prepara para receber os alunos no primeiro semestre letivo de 2023. O retorno às aulas no município será na próxima quinta-feira (23), e após o período de formação continuada, a equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo realiza os ajustes finais nos três educandários para receber os estudantes. O secretário responsável pela pasta, João Admilson Telles de Mello enfatiza que investir em educação é garantir um futuro melhor para todos, em especial, aos capão-bonitenses, focando na qualidade do ensino prospectando o desenvolvimento do município. “Priorizamos por investimentos que garantissem conforto e qualidade no retorno às aulas, mas não serão restritos ao momento. Seguiremos melhorando nossos educandários para que nossos estudantes se sintam acolhidos e permaneçam conosco, buscando sua própria evolução, refletindo em toda a comunidade”, destaca. “Estamos prontos e ansiosos pelo dia 23, para receber nossos professores, funcionários e alunos”, conclui o secretário João.

Investimentos para melhor acolher

A EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo atende, desde o início do mês, os bebês em adaptação no maternal. No dia 23 de fevereiro, alunos das demais turmas ingressam para o ano letivo. Para receber os pequenos aprendizes algumas melhorias foram realizadas. Conforme a diretora da Educação Infantil, Makelle Lunelli, foi realizada a pintura, a organização de espaços para brincadeiras dirigidas, a compra de ar-condicionado, a arrumação do telhado da EMEI e aquisição de novas cortinas para toda escola. Ainda no final de 2022 foram adquiridos novo pratos, copos de transição e buffet com seis cubas para manter a qualidade e aquecida a comida servida aos alunos, além de itens pedagógicos, uma impressora HP colorida e outros eletrodomésticos para melhor atender os estudantes e profissionais do educandário.

Já na maior escola municipal de Ensino Fundamental do município, a EMEF Firmino Frizzo, os investimentos, de acordo com o diretor, Jerry Segalla, foram designados recursos para uma nova plataforma de sistema digital para os professores lançarem os registros de classe, além da organização, revitalização e pinturas em salas de salas de aula e a distribuição de novos materiais e apostilas da FTD nas salas para esperar os alunos. As melhorias foram realizadas também no refeitório da escola, nos murais e jardins, bem como, a aquisição, por parte do CPM, de adubação orgânica para ser aplicada na horta e no pomar do educandário, objetivando a prática pedagógica na qual os alunos poderão aprender a plantar, cultivar e saborear bons frutos, resultantes do cuidado do espaço destinado ao aprendizado sobre a terra.

A EMEF Horácio Severo da Costa, localizada no Distrito de Barretos atende alunos do Maternal até o Nono Ano do Ensino Fundamental, e por lá, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo também realizou investimentos. Ainda em 2022, foi concluído o muro no entorno da escola, conferindo mais segurança aos alunos e funcionários, além de melhorias na fiação elétrica que serão realizadas nos próximos dias. Segundo a diretora da escola, Liliane Hoffmann, ainda neste ano letivo, o educandário deverá ganhar um novo parquinho para as crianças brincarem e já está em processo de licitação, a pintura nova de toda a escola. A adequação das salas de aula também foi feita após análise da direção para que os alunos fiquem melhor acomodados durante o ano. Os investimentos foram também, na formação e capacitação para o quadro de profissionais.

Texto e fotos: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Comunicação PMCBS I MTB: 17817