Escolas do município terão alimentos integrais na merenda escolar

A partir deste mês, a merenda escolar das escolas municipais de Capão Bonito do Sul contará com alimentos integrais. A mudança do cardápio é uma iniciativa da Secretaria da Educação e foi planejada pela nutricionista do município, Luciani Tibolla.

Conforme a nutricionista, Luciani Tibolla, a mudança será concluída neste mês, mas desde o primeiro semestre do ano letivo, alguns alimentos integrais já foram incluídos na alimentação escolar a fim de avaliar a aceitabilidade dos alunos. Segundo Luciani, a iniciativa deve trazer maior qualidade nutricional à merenda escolar, através de produtos não industrializados e mais ricos nutricionalmente.

De acordo com a nutricionista, o novo cardápio contará com arroz parabolizado orgânico, biscoitos integrais, banha de porco, farinha de trigo integral, extrato de tomate caseiro, massa caseira integral, pão integral e açúcar mascavo. “Quando se fala em alimentação saudável, precisamos pensar num contexto de oferecer alimentos ricos em macro e micronutrientes, especialmente ricos em fibras, com menos agrotóxicos e não industrializados. Pensando nisso, estamos incluindo o arroz paraboilizado orgânico, sem presença de agrotóxicos, o extrato de tomate caseiro, que é produzido sem conservantes, o açúcar mascavo, que é rico em micronutrientes; além de alimentos ricos em fibras, como a farinha de trigo integral, que é utilizada em diversas preparações, como bolos, pizzas, panquecas, biscoitos, pães e massas integrais, e que auxiliam na melhora da função intestinal, controle da glicemia e do colesterol, e dão mais saciedade, auxiliando assim no emagrecimento e no controle dos índices de obesidade dos alunos”, explica.

Todos os alimentos incluídos na alimentação escolar serão adquiridos através de chamada pública da Agricultura Familiar, que ficará aberta até o dia 11 de agosto, como forma de incentivo aos pequenos produtores do município.