Estudantes do município estiveram em Nova Petrópolis no Dia C – Dia de Cooperar

Uma parceria com o Sicredi levou membros da Cooperativa Escolar Cooper CBS para conhecer mais sobre a história do cooperativismo

No último sábado (01), os alunos da EMEF Firmino Frizzo, que fazem parte da Cooperativa Escolar Cooper CBS estiveram na cidade de Nova Petrópolis. Acompanhados da professora Orientadora, Marcele Silva e da Gerente do Sicredi de Capão Bonito do Sul, Lícia Fortuna, os alunos, juntamente com mais cinco Cooperativas da região, participaram de ações comemorativas ao Dia C – Dia de Cooperar.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer toda a história cooperativista por meio do memorial do Padre Theodor Amstad, além de praça, museu e a própria Caixa Rural, situados na Linha Imperial em Nova Petrópolis. Os membros da Cooper CBS participaram também de uma intercooperação entre as cooperativas presentes, onde cada uma apresentou seus objetos de aprendizagens e ações referentes ao Dia C.

Nova Petrópolis é considerada a Capital Nacional do Cooperativismo, onde, por meio do Padre Theodor Amstad, em 1902, com mais 19 pequenos produtores, criaram a primeira cooperativa de crédito da América Latina: a Caixa Rural de Nova Petrópolis, atual Sicredi Pioneira RS.

Além de fundador da Sicredi Pioneira RS, Amstad inspirou a fundação de outras 36 cooperativas de crédito no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina. Como parte das atividades em Nova Petrópolis, os alunos visitaram o teatro que conta a caminhada histórica de Theodor Amstad.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817