Feira de Ovinos movimenta município de Capão Bonito do Sul

Em sua décima segunda edição, a Feira de Ovinos movimentou a cidade de Capão Bonito do Sul neste final de semana (18). Com público de mais de mil pessoas, o evento é realizado todos os anos junto a Mostra de Pequenos Animais, que neste ano completou 9 edições.

Atualmente, Capão Bonito do Sul conta com mais de 50 criadores comerciais de ovinos, o que faz do município referência regional na criação de ovinos das raças Texel, Dorper, Santa Inês, Suffolk e Ile de France. Esses dados fazem da ovinocultura uma atividade de grande importância econômica para a cidade.

Nesta edição, a Feira contou com 11 expositores, tendo entre eles a Cabanha Invernada do Morro Agudo de Gramado, que neste ano foi a 3ª Cabanha mais premiada na Expointer e 2ª no ranking brasileiro da raça Ile de France.

Um dos destaques da Feira deste ano foi o tradicional Churrasco de Cordeiro, que reuniu público de aproximadamente 800 pessoas no Gaúcho Futebol Clube. Conforme o prefeito Felippe Rieth, todos os anos, pessoas do município e região vem degustar a carne de cordeiro, mas neste ano, o público superou as expectativas. “É uma grande honra ter nossa cidade reconhecida em toda região. Agradecemos a todos aqueles que aceitaram o nosso convite e também o desafio de vir saborear nosso churrasco de cordeiro, que sem dúvida é um dos melhores da região”, comenta.

Conforme Felippe, um dos objetivos para o próximo ano, é expandir ainda mais a Feira, trazendo palestrantes e técnicos para falar sobre a ovinocultura, de forma a incentivar a atividade no município. “Queremos fazer com o município seja cada vez mais reconhecido pela ovinocultura, e uma das formas de fazer isso, é investir ainda mais Feira de Ovinos, além de manter as parcerias com a Emater e SEBRAE, que promovem atividades que incentivam os produtores de ovinos”, enfatiza.

A Feira de Ovinos e Mostra de Pequenos Animais é promovida todos os anos pela Associação de Ovinocultores do município, em parceria com a prefeitura. Neste ano, junto ao evento foi realizada a 1º Mostra de Artesanato e Feira da Agricultura Familiar da Emater, como forma de incentivo aos artesãos e pequenos produtores do município.

Participaram do evento autoridades de todo município, deputados estaduais Gilmar Sossela, Ronaldo Santini e Vilmar Zanchin, representante do deputado Federal, Covatti Filho e deputada Estadual, Silvana Covatti, Ulisses Cecchin, representante do Governo do Estado, Luiz Fernando Branco, ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge e seus assessores, prefeitos de Caseiros, São João da Urtiga, Barracão, Machadinho, Paim Filho, Sananduva e Água Santa, vice-prefeito de Esmeralda e secretário da administração de Ibiraiaras.