Grupo de Fumantes de Barretos realiza 1º encontro do ano

No dia 16 de janeiro, o 2º Grupo de Fumantes de Barretos realizou o primeiro encontro do ano na Unidade de Saúde do distrito.

O objetivo das reuniões é auxiliar os fumantes, através de apoio médico e psicológico, no propósito de parar de fumar. Além da orientação dos profissionais, o Estado fornece medicamentos para auxiliar no tratamento.

Até agora, o grupo conta com o apoio da enfermeira Daniele Zanette, do médico Dr. Jefferson Borges, do dentista Dr. Reginaldo da Silva e do agente de saúde Tiago Lourenço.

De acordo com a enfermeira Daniele, nos encontros são discutidos os malefícios da nicotina, sobre as doenças que o uso do cigarro pode causar e as formas de conseguir deixar do vício. “Só com a ajuda dos medicamentos, às vezes as pessoas não conseguem alcançar sozinhas o seu objetivo, mas através do grupo, ela tem a ajuda dos profissionais da saúde e dos colegas que tem o mesmo propósito”, afirma.

Segundo Daniele, além do apoio prestado através das reuniões e uso de medicamentos, a iniciativa de abandono do vício deve partir do fumante. “Para que o grupo tenha efeito, a primeira iniciativa é da pessoa querer parar de fumar, assim o tratamento se torna mais eficaz”, explica.

As pessoas interessadas em participar do grupo, devem deixar seu nome e contato de telefone na Unidade de Saúde de Barretos. Os encontros são realizados a cada 15 dias ou então de acordo com a disponibilidade de cada profissional.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *