IBGE realiza reunião para apresentação do Censo 2022

Foram repassadas informações sobre a coleta de dados que será realizada no segundo semestre do ano que vem

O Censo Demográfico é um retrato da população brasileira e de suas características socioeconômicas. A coleta de dados, que fornecerá informações para o planejamento público e privado da próxima década, será realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no próximo ano. O Censo 2020 foi adiado por conta da pandemia e mesmo com recursos reduzidos, será realizado em 2022 pela equipe do Instituto em todos os 5.570 municípios brasileiros. Na última segunda-feira (22), foi realizada a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo, em Capão Bonito do Sul.

Na oportunidade, a Coordenadora de Área do IBGE, Claudia Piola da Luz e o Coordenador Censitário de Subárea, Bruno da Cruz Pereira, que atendem os municípios da região, apresentaram informações sobre o acompanhamento da operação pela comunidade. Estiveram presentes representantes do Executivo e do Legislativo de Capão Bonito do Sul, além de representantes das escolas municipais e demais membros da Administração.

O objetivo do encontro segundo Claudia, é permitir que a sociedade construa conhecimento sobre si, além de solicitar apoio dos órgãos municipais para a coleta dos dados, que será realizada a partir de 1º de junho de 2022 em todo o território nacional. O prefeito municipal Felippe Rieth, sugeriu algumas estratégias para auxiliar o trabalho dos recenseadores e colocou a Administração Municipal à disposição para auxiliar durante as visitas aos munícipes.

Equipe de trabalho

O IBGE disponibilizará, para Capão Bonito do Sul, duas vagas para recenseadores, sendo que o processo seletivo será necessário a realização de prova teórica com data a ser divulgada. Serão três meses de trabalho remunerado. A prova, bem como, o treinamento para aqueles que tiverem interesse em atuar na coleta do Censo, serão realizados em Lagoa Vermelha. Todas as informações sobre o Censo Demográfico estão disponíveis no site censo2022.ibge.gov.br.