Integrantes da CooperCBS participaram de evento gastronômico

Em Nova Prata, alguns membros da Cooperativa Escolar de Capão Bonito do Sul apresentaram o objeto de aprendizagem da turma, sal temperado para carnes

Na última semana, alunos da EMEF Firmino Frizzo de Capão Bonito do Sul estiveram em Nova Prata. Na oportunidade, alguns membros da CooperCBS estiveram no Festival Gastronômico do 18º Festival Internacional de Folclore da cidade representando as cooperativas escolares, projeto desenvolvido pela Cooperativa Sicredi. Acompanhados da professora de matemática e orientadora da cooperativa escolar de Capão Bonito do Sul, Marcele Silva, os alunos João Victor Merib de Moraes, Thailon Skierzynski Fim e Helen Nunes apresentaram aos visitantes do evento o objeto de aprendizagem da turma, sal temperado para carnes.

A CooperCBS foi criada em 2019, sendo a primeira cooperativa escolar do município fundada pelos alunos, e que desenvolve atividades em âmbito escolar. O projeto, desenvolvido em parceria com o Sicredi, através do Programa A União Faz a Vida, tem a finalidade de ser um laboratório de aprendizagem onde os protagonistas são os alunos do Sexto ao Nono Ano, que se associam de forma voluntária. A vivência dos princípios cooperativistas, de modo a contribuir positivamente na escola e na comunidade, estão entre os objetivos do projeto que faz os alunos serem protagonistas de suas aprendizagens de forma cooperativa.

Participar do Festival Gastronômico, para a professora orientadora da CooperCBS, foi muito significativo, pois proporcionou aos alunos cooperados, a oportunidade de vivenciarem novas experiências, que foram além dos muros da escola. “Ficamos muito felizes em receber o convite para representar o Sicredi no Festival. Senti que participar no evento foi um reconhecimento aos alunos cooperados por todo trabalho que eles vêm desenvolvendo na Cooperativa Escolar, desde 2019. Foi uma oportunidade de mostrar o resultado do objeto de aprendizagem deles, que é o sal temperado. Para os alunos que participaram, entendo que foi importante ainda, para eles compreenderem que, por meio do cooperativismo, têm a chance de ter um futuro melhor, vivendo na prática a união de forças em razão do bem comum”, salienta Marcele.