Integrantes de Conselhos Municipais participaram de formações

Dois momentos de capacitação, um no município e outro em Esmeralda, contaram com representantes do Conselho Tutelar e do COMDICA

Para melhor atender à população, em especial crianças e adolescentes, membros do Conselho Tutelar e do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Capão Bonito do Sul participaram, na última semana, de dois momentos de capacitação. O objetivo das formações foi tirar dúvidas, esclarecer fundamentos, procedimentos e atribuições legais referentes à proteção integral dos menores no sistema de garantia de direitos.

Nas duas oportunidades os cursos foram ministrados pelo palestrante/consultor, advogado e graduado em gestão pública, Getúlio Martins Silveira Júnior. No primeiro encontro, integrantes do COMDICA de Esmeralda estiveram em Capão Bonito do Sul, onde temas como os princípios constitucionais e estatutários dos direitos da Criança e do Adolescente, as responsabilidades do COMDICA, sua organização e estruturação entre outras dúvidas dos participantes foram abordados.

Já no segundo momento de formação, integrantes do Conselho Tutelar e do COMDICA do município foram até Esmeralda, onde participaram de um novo momento de aprendizado. Desta vez, na cidade vizinha, o objetivo foi discutir e aprender mais sobre o Conselho Tutelar e o Sistema de Garantia de Direitos, o papel e as competências e as novas atribuições, entre outros temas que envolvem o órgão, além de aprofundarem o conhecimento sobre a relação do Conselho Tutelar com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente.

Participaram da segunda capacitação a diretora da EMEI Pequenos Anjinhos Joana Scopel Bolsonelo e presidente do COMDICA de Capão Bonito do Sul, Makelle Lunelli, a assistente social do CRAS unidade local e secretária-executiva do COMDICA, Fernanda Damini e as Conselheiras Tutelares do município, Cheila Marini, Marta Cavani da Silva, Maria Cleuza Machado e Simone Carneiro Bolsonelo. “Foram momentos intensos, oportunos e de muito aprendizado para todos os participantes. A partir de agora, passaremos a colocar em prática, em nosso município, tudo o que aprendemos, para melhor atende nossa população”, salientou a presidente do COMDICA, Makelle Lunelli.