Município passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Capão Bonito do Sul pode, a partir de agora, garantir recursos para investir e fomentar a área do turismo local

Pertencente à Região Turística Rota das Araucárias, junto a outros 16 municípios, Capão Bonito do Sul passou a integrar, oficialmente, o Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. O Mapa define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo órgão federal a partir de critérios pré-estabelecidos.

Para compor o Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios são indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regionais, desde que estejam de acordo com os critérios para participação da política pública nacional. Com isso, a partir de agora, Capão Bonito do Sul deverá elaborar ações e projetos que visem recursos para investimentos e fomentos no turismo local.

Segundo o prefeito municipal, Felippe Rieth, os próximos passos após o ingresso do município no Mapa do Turismo, é captar recursos para habilitar estabelecimentos que sirvam como abrigo para visitantes durante eventos ou que estejam de passagem pela cidade. “Estamos felizes com mais esse passo, pois agora, iremos elaborar e aprimorar projetos que estimulem o turismo em nossa cidade”, comenta Rieth.

Conforme o chefe do executivo municipal, a responsável pelo Departamento de Cultura e Turismo do município, Maria Elisabete Gonçalvez está à frente dos projetos e cadastros necessários para a vinda de recursos por parte do Ministério do Turismo. “Esse trabalho está sendo intensificado, estamos acompanhando e dando seguimentos aos trâmites para que Capão Bonito do Sul cresça, também, nesse setor”, salienta.

Capital Nacional do Churrasco de Cordeiro Mamão

O Projeto de Lei nº 2.760, de 2022, de autoria do Deputado Alceu Moreira, visa conferir a Capão Bonito do Sul o título de Capital Nacional do Churrasco de Cordeiro Mamão. O PL chegou à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural em novembro de 2022 e desde então, aguarda o parecer do relator para ter seguimento. Com o título, o município será reconhecido pelo esforço em cultivar o consumo do Churrasco de Cordeiro Mamão, tradicional nas festas locais, em especial, durante a Feira de Ovinos, realizada anualmente.

Texto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817