Município recebe o Selo Ouro nas avaliações da Transparência Pública em 2022

O Selo é concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

A Administração Municipal de Capão Bonito do Sul recebeu, na última quarta-feira (03), mais um importante reconhecimento frente ao trabalho realizado na gestão pública. Em razão dos resultados obtidos nas avaliações da transparência, o município foi creditado com Selo Ouro através do Programa Nacional de Transparência Pública 2022, realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON).

No processo de avaliação, Capão Bonito do Sul atingiu 92,57% de percentual, em uma escala que vai de 0 a 100%. O reconhecimento é um importante indicador da qualidade da gestão pública municipal. Para conquistar o Selo, foram analisadas o atendimento de 106 questões no portal do município em um rol de 13 critérios, verificando a conformidade com alguns dispositivos legais, como Lei de Acesso à Informação, Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei das Ouvidorias.

Nas avaliações, foram premiados com certificações virtuais 109 jurisdicionados gaúchos, dos quais 64 atingiram o nível ouro na avaliação da transparência. “É uma grande conquista para nossa Administração, para nosso município. É sinal do nosso trabalho sério, feito com responsabilidade para a população. Agradeço o empenho de todos os envolvidos em especial ao servidor Tiago Spanholi Boeno, Controlador Interno, pelo grande empenho na conquista. Era algo que sonhávamos há muito tempo. Estamos muito felizes e na certeza de estarmos no caminho certo”, celebrou o prefeito, Felippe Rieth.

Para Tiago Spanholi Boeno, o Selo Ouro é uma conquista da equipe administrativa que de uma forma ou de outra colaborou quando seus apontamentos eram realizados, visando atender a legislação. “É um trabalho conjunto onde o objetivo final é atender à população da melhor forma possível e com transparência, afinal são recursos públicos, vindos de impostos, pagos pela população, e que são empregados para o progresso e desenvolvimento do município. Assim, agradeço a colaboração de todos nesse processo”, argumentou.

Mais dados

O Programa Nacional de Transparência Pública tem o intuito de diagnosticar a transparência ativa dos órgãos públicos em todo o Brasil. No ano de 2022, foram avaliadas 8019 entidades (executivo, legislativo e judiciário) em todo o país, sendo que apenas 1372 foram certificadas com selo transparência pública. Destas, 370 obtiveram selo nível diamante, 441 com selo nível ouro e 561 com selo nível prata. No Estado do Rio Grande do Sul foram avaliadas mil entidades, sendo que 109 foram certificadas e destas, doze obtiveram selo nível diamante, 64 selo ouro e 33 selo nível prata.

Texto e foto: Felipe Souza I Jornalista I Assessor de Imprensa PMCBS I MTB: 17817