Prefeito Felippe busca novas alternativas para tratamento de esgoto no município

Pensando em trazer alternativas sustentáveis de tratamento de esgoto e resolver os problemas de saneamento básico no município, o prefeito Felippe Rieth viajou nesta semana, dia 9, para os municípios de Vila Flores e Veranópolis, onde conheceu o sistema de biodiscos para tratamento de esgotos e efluentes.

Em sua visita, o prefeito conheceu e acompanhou a forma de funcionamento de uma estação de tratamento com a tecnologia, que se trata de um sistema aeróbico, onde além de não ocorrer a geração de odores, permite a reutilização do efluente e de esgotos para irrigação, lavagem de ruas e calçadas, além de vasos sanitários.

Conforme Felippe, a ideia é viabilizar a tecnologia de biodiscos no município, que é um sistema rentável, por consumir menos energia com relação a outros sistemas, além de gerar a oportunidade de reaproveitamento do esgoto tratado, além de transformar o lodo do esgoto como adubo orgânico para lavouras, reduzindo os impactos ao meio ambiente.

Para decidir a respeito, será necessário realizar um estudo comparativo dos projetos e tecnologias de tratamento viáveis no município, que hoje conta com unidades de tratamento por fossa séptica.