Prefeito Felippe Rieth recebe ofício para realização de evento tradicionalista

A solicitação de apoio é para o I Campeonato Municipal de Laço em homenagem ao município

O novo Patrão do CTG Nenê Lima de Capão Bonito do Sul, Fernando Avila de Melo, tomou posse no início do mês e desde então, prepara melhorias na estrutura, além da programação de inúmeras atividades tradicionalistas. Entre os projetos está o I Campeonato Municipal de Laço em homenagem ao município. Para tanto, Fernando esteve reunido com o Prefeito Municipal, Felippe Rieth e com a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marizete Rauta, onde buscou apoio para a realização do evento.

Segundo Fernando, o objetivo do I Campeonato de Laço é incentivar o tradicionalismo, a cultura gaúcha e valorizar os Piquetes vinculados ao município. “Queremos proporcionar a todos que gostam da cultura gaúcha, que possam participar e tenham essa oportunidade, pois os eventos serão realizados em nossa cidade, no Parque Municipal de Eventos, não precisando se deslocar para fora”, justificou ao entregar o ofício para os Gestores do município.

O I Campeonato Municipal de Laço deverá ser realizado nos dias 12 e 26 de dezembro de 2021, 23 de janeiro e de 07 a 10 de abril de 2022 a grande final, durante o Rodeio Nacional de Capão Bonito do Sul e o Patrão do CTG Nenê Lima estima a participação de 15 equipes. “Entre laçadores das entidades e do laço família, estimamos mais de 150 tradicionalistas, do piazito e prendinha até o vaqueano. O Campeonato está sendo muito bem aceito por todos, por ser uma reivindicação antiga das equipes, pois outros municípios já realizam esse tipo de atividade tradicionalista”, ponderou Fernando.

Incentivo ao município

Ao manifestar seu apoio, o Chefe do Executivo de Capão Bonito do Sul destacou que a solicitação do Patrão da entidade tradicionalista será analisada pelo Setor Jurídico e pelos demais setores competentes da Administração Municipal. “Será um evento muito importante para o CTG Nenê Lima e sua gestão, bem como para o nosso município, pois trará visibilidade, nos proporcionará futuros investimentos e ainda, reforçará nosso compromisso com a cultura. Sendo assim, faremos todo o possível para apoiar e incentivar mais realizações como esta”.

Cultura tradicionalista em destaque

Em setembro deste ano, o município instituiu, através de Lei, conteúdo sobre cultura tradicionalista nas aulas ministradas nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa visa fortalecer a cultura gaúcha na cidade e despertar desde cedo nos alunos, o saber sobre o tradicionalismo através do ensino, feito reforçado por Marizete. “Eventos como esse do CTG Nenê Lima, somam-se aos nossos princípios de manter a cultura gaúcha viva, iniciando desde cedo com os pequenos, por isso, nos empenharemos para apoiar da melhor maneira possível e fortalecer momentos de valorização a cultura, em todas as suas formas, no município”, salientou a vice-prefeita e responsável pela pasta de Educação, Cultura, Esporte e Turismo.