Prefeitura e CRAS disponibilizam cursos gratuitos para produtores rurais e mulheres do campo

Nesta quarta-feira, dia 8, o prefeito Felippe Rieth, esteve reunido com o presidente do Sindicato Rural de Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, Lindomar do Carmo Moraes e a coordenadora do CRAS, Cristina Barreto para discutir sobre a realização de uma parceria com o Sindicato para viabilizar a realização de cursos técnicos para produtores rurais e mulheres do campo do município disponibilizados pelo SENAR, que é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Para o público masculino, inicialmente, será disponibilizado um curso de Regulagem e Plantadeira. Para as mulheres, serão realizadas 5 modalidades de cursos: Patchwork, nos dias 25 a 28 de abril, onde serão ensinadas técnicas com retalhos de tecidos; Tortas e Doces, nos dias 26, 27 e 29 de junho; Bolachas e Salgados, nos dias 27 e 28 de novembro; e Curso básico de plantas medicinais, condimentares e aromáticas, onde serão disponibilizadas duas turmas. Uma nos dias 22 e 23 de agosto e outras nos dias 24 e 25 do mesmo mês.

Os cursos serão gratuitos e as inscrições para o primeiro curso disponível devem ser realizadas até o mês de março. As datas das inscrições para os demais cursos serão disponibilizadas assim que forem definidas. As datas de realização e inscrições do curso de Regulagem e Plantadeira ainda serão escolhidas.

Ainda como pauta da reunião, o prefeito Felippe solicitou ao presidente do Sindicato Rural, que seja realizada uma visita ao município ao menos uma vez por mês, para atender as demandas dos associados do Sindicato do município. De acordo com o prefeito, se as visitas forem realizadas, a prefeitura disponibilizará um espaço para as reuniões.

Saúde do Agricultor

No encontro, também foi discutido sobre a distribuição de protetores solares aos pequenos agricultores através do programa Saúde na Pele, do Governo Estadual.

Através do programa, os agricultores recebem a cada 4 meses um protetor solar fator 30. Para participar, é necessário realizar o cadastro no Sindicato Rural de Lagoa Vermelha, com a documentação necessária: CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

Depois de realizado o cadastro, a entrega dos protetores é feita no Posto de Saúde de Capão Bonito do Sul.

Segundo a farmacêutica do Posto de Saúde, Ana Augusta Freitas, no mês de março será realizada a entrega de duas remessas para os agricultores que já são cadastrados, e assim que os protetores estiverem disponíveis, todos os beneficiados serão avisados.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.5320909