Prefeitura realiza 1º Gabinete na Praça

Para dar seguimento ao projeto Gabinete na Comunidade, nesta quarta-feira (22) a prefeitura de Capão Bonito do Sul realizou o 1º Gabinete na Praça, na praça Laura Feijó. O encontro foi dividido em dois horários, às 9h30min para as ruas Arthur Feijó, Benjamin Bolsonelo, Marieta Boff e Francisco Wegher e às 14h para a Rua Felipe Barreto e demais ruas não pavimentadas.

O debate serviu para discutir sobre as principais demandas dos moradores e sobre os projetos desenvolvidos pela prefeitura nos últimos meses. Conforme o prefeito Felippe Rieth, um dos assuntos em pauta foi sobre a implantação de taxa de limpeza urbana, onde a prefeitura será responsável por realizar a limpeza em frente aos terrenos. “Vai ser encaminhado um projeto de lei para a Câmara de Vereadores que institui a taxa de limpeza urbana, conforme solicitado pelos moradores”, comenta.

Para a limpeza e preservação do meio ambiente, os moradores solicitaram que o município viabilize a coleta seletiva de lixo, onde os resíduos orgânicos são separados do material reciclável. De acordo com o prefeito, assim que encerrar o contrato com a empresa que realiza a coleta, será implantada a coleta seletiva de lixo.

Passeios Públicos

Para facilitar a construção dos passeios públicos em frente às residências, a prefeitura realizará o alinhamento dos passeios com a colocação de terra. “Isso irá possibilitar que o proprietário plante grama em frente a sua casa ou então faça o calçamento em frente a sua residência”, explica.

Segurança Pública

Um dos assuntos discutidos no debate foi em relação à segurança dos moradores do município. Através de conversa, foram ouvidas as sugestões dos moradores e uma das possibilidades levantadas foi a instalação de câmeras de vídeo e monitoramento na cidade. Segundo Felippe, além das câmeras, é essencial a criação do Consepro, que é o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública. “O Conselho pode receber doações tanto de empresas como moradores para investir na segurança da cidade, tendo em vista a falta de efetivo da Brigada Militar no município”, fala.

O Gabinete na Praça é uma das iniciativas do projeto Gabinete na Comunidade, que foi criado com o objetivo de manter a participação popular na Administração Pública. A iniciativa também faz parte da campanha Viva seu Município, da Confederação Nacional de Municípios, que tem o objetivo de informar como a atual gestão assumiu o município, propor ações para os próximos 4 anos e ouvir sugestões e discutir sobre as demandas de cada comunidade.