Programa Novos Horizontes no Campo: produtores assinam contrato

Três produtores rurais locais receberão R$ 12 mil para aplicarem em suas propriedades; valor com subsídio de 50% do Governo Municipal

Promover o incentivo, a inovação e a diversificação dos produtos do campo, são alguns dos objetivos do “Novos Horizontes no Campo”, programa lançado pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Capão Bonito do Sul, no final do ano passado. Após período de inscrições e análise dos projetos, a Administração Municipal realizou, na última semana, a assinatura dos contratos para repasse dos valores a serem investidos pelos produtores rurais locais. Três projetos foram contemplados, sendo que cada um receberá R$ 12 mil para aplicação na implementação de pomares de uva, amora preta e estufas de morangos.

Os produtores rurais que participam da primeira edição do “Novos Horizontes no Campo” são Jocelino do Prado, Maicon Douglas, Oliveira da Silva e Juarez Pedro Engemann, do Assentamento 25 de Novembro e do Distrito de Barretos. A iniciativa busca atender agricultores e seus familiares, desencadear um novo processo de desenvolvimento no meio rural e promover a diversificação da matriz produtiva local através da introdução de novas culturas nas propriedades da agricultura familiar. Do valor recebido por cada um, 50% é subsidiado pelo Governo Municipal de Capão Bonito do Sul e o restante, com um ano de carência, poderá ser pago em doze parcelas.

No ato da assinatura dos contratos, o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Thiago Lima, destacou a iniciativa e demostrou entusiasmo para o segundo edital do programa. “Estamos muito felizes em oficializar a destinação dos recursos para que os produtores realizem os investimentos em suas propriedades. O programa proporciona que a Administração Municipal dê um suporte aos nossos pequenos agricultores para o fomento de atividades produtivas inovadoras e para o estimulo a geração de renda e empregos no meio rural, o que consequentemente impacta diretamente no desenvolvimento de Capão Bonito do Sul”.

O valor será depositado na conta dos produtores rurais nos próximos dias para que os mesmos realizem os investimentos em suas propriedades. Ainda este ano edital para a segunda edição do programa “Novos Horizontes no Campo” será lançado com aporte financeiro para os agricultores do município. “Iremos fazer alguns ajustes no projeto para que posamos contemplar mais pequenos produtores, com valores maiores e até mesmo ampliação de quem possa ser contemplado. São estudos que viabilizaremos para que, enquanto gestão municipal, possamos auxiliar no crescimento das nossas comunidades”, salientou o prefeito Felippe Rieth, que participou da assinatura dos contratos.