Reunião define cronograma e processos para ensilagem

Foram apresentadas definições e cronograma que visam melhor atender a todos durante o período do plantio

Os produtores locais que utilizam a Patrulha Agrícola de Capão Bonito do Sul, serviço oferecido pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, participaram de uma reunião nesta semana, na Câmara de Vereadores. O principal assunto debatido foi o plantio de milho para ensilagem, onde foi apresentado cronograma para as atividades, de acordo com cada região e o respectivo período de tempo para cada uma. A elaboração do itinerário serve para melhor atender aos produtores dentro das demandas realizadas pela Secretaria e dos equipamentos disponíveis para os serviços.

Atualmente, cerca de 35 produtores locais utilizam dos serviços da Patrulha Agrícola para o plantio da ensilagem, que seguirá o seguinte cronograma: de 15 a 30/09 Lajeado dos Ivos, Capão Grande e Limeira, de 01 a 15/10 Sede (Capão Bonito do Sul) e Assentamento 25 de Novembro, de 15 a 30/10 Rincão Comprido e Capão Apolinário, e após, no Distrito de Barretos. “Buscando a eficiência nos atendimentos é que idealizamos o cronograma dos próximos plantios, para que a equipe possa se organizar, bem como, possamos manter os equipamentos em dia e, consequentemente, realizarmos a execução do serviço de forma que todos sejam beneficiados”, destacou o Diretor de Departamento, da Secretaria de Agricultura, Thiago Lima.

De acordo com o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a participação dos presentes foi muito importante, pois juntos, puderam realizar a tomada de decisões em grupo, as quais valerão para todos os produtores. “Esperávamos a participação de todos aqueles que utilizam dos serviços da Patrulha Agrícola, no entanto, ficamos felizes, pois o grupo presente pôde acompanhar e debater nossas ideias, e ainda, opinar sobre o melhor funcionamento dos serviços, que devem ser aplicados a todos, a partir de agora”, disse.

Entre as ações para evitar problemas na hora do plantio, ficou definido que seja respeitado o espaçamento de 50cm para que não haja desperdício do milho e que seja facilitada a colheita com a ensiladeira. Ficou acordado que o plantio do milho para ensilagem deverá iniciar no dia 15 de setembro, por região, e ainda, foi solicitado aos produtores que a escolha pelo terreno adequado para o plantio seja mais plano, afim de evitar danos aos equipamentos e maquinários da prefeitura. Thiago salienta, por fim, aos produtores que forem realizar o plantio de milho para silagem com seu maquinário próprio, que respeitem a data de cada região para o melhor andamento dos trabalhos.

Outros encontros deverão ser realizados com o objetivo de trocar ideias e alinhar ações entre produtores e Administração Municipal.