Saúde realiza ações alusivas ao Setembro Amarelo

Profissionais da área realizaram atividades de conscientização e de valorização à vida nas escolas do município

Em algum momento você deve ter ouvido alguém falar: “a pessoa tem tudo na vida e está deprimido”. Reconhecer que problemas relacionados à mente são importantes e devem ser tratados é fundamental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar com a saúde mental em dia significa ter bem-estar, o que resulta na satisfação em viver e contribuir com o ambiente em que se vive. Pensar sobre a saúde mental é muito importante. Fato é que, isso nem sempre é possível de fazer sozinho. Aceitar as exigências da vida desencadeiam emoções que nem sempre são possíveis de controlar.

Esses problemas que são muitas vezes “invisíveis”, precisam ser trabalhados e falar sempre é a melhor solução. Com o objetivo de transmitir essa mensagem aos jovens, a equipe de saúde de Capão Bonito do Sul realizou ao longo desta semana, ações de conscientização e valorização à vida. Os estudantes do sexto ao nono ano da Rede Municipal de Ensino e os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual, foram escolhidos, nesta etapa da ação, para receberem os profissionais. O túnel dos sentidos instigou os participantes a refletirem sobre os caminhos percorridos durante a vida.

Após o percurso, os estudantes conversaram com a psicóloga, Jaciara Braambati Pelisser e com a médica, Dra. Vanessa Galvão, que atendem no Posto de Saúde do município, sobre a importância da saúde mental, cujas ações são reforçadas durante a campanha Setembro Amarelo, que visa o combate ao suicídio. Ambas destacaram a disponibilidade dos profissionais de saúde em ajudarem os estudantes caso necessitem. “Em diversos momentos na vida, podemos nos sentir sozinhos, sempre podemos contar com algum ponto de apoio, e se este não existir, nós enquanto profissionais de saúde, queremos nos disponibilizar para auxiliar nessas transições”, disse Vanessa.

Fale. Procure ajuda. Sua vida é preciosa!

Jaciara salientou a importância de falar sobre o assunto e a busca pelo fim do preconceito que ainda existe com relação as doenças mentais. “Estar com a saúde mental em dia é extremamente necessário para se ter qualidade de vida e sobretudo, vontade de viver. Procurem ajuda, sempre, não se calem, não sofram. Ao menor sinal de que algo não está bem, procure ajuda ou saiba ajudar alguém que precise”.

Se você sentir que precisa de ajuda, Capão Bonito do Sul disponibiliza profissionais capacitados para os atendimentos. Basta entrar em contato com o Posto de Saúde pelo telefone (54) 9.8161-1986, com a UBS Barretos pelo telefone (54) 9.8161-5654, com o CRAS pelo telefone (54) 9.8161-5329. Caso queira, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende 24h pelo 188.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *