Secretaria da Administração e Setor de Tributos realizam novas ações do PIT

Com o objetivo de encontrar formas de melhorar a arrecadação do município, o secretário da administração, Fernando Melo, realizou uma reunião nesta quinta-feira (2), com o prefeito Felippe Rieth e a equipe de fiscalização do município, Marcelo Boff e Maurício Roman.

De acordo com o secretário, a ideia é conscientizar as empresas e a população sobre a importância da contribuição fiscal no município. “No dia 13, será realizada uma reunião, onde serão convidadas todas as empresas do município para iniciarmos uma campanha de conscientização de arrecadação para a cidade e evitar a sonegação fiscal”, comenta.

No encontro, foram definidas estratégias para aumentar a arrecadação do município. Entre as metas estabelecidas está a implantação da Turma Volante, que é uma das ações que fazem parte do Programa de Integração Tributária (PIT), e que tem por objetivo fiscalizar as estradas, evitando a sonegação de impostos e contribuir com o aumento do retorno de ICMS ao município. Para atuar no programa, a equipe de fiscalização da prefeitura receberá um treinamento adequado da Receita Estadual de Vacaria. “Estamos trabalhando junto ao setor de Tributos para encontrar formas de melhorar a arrecadação no município e, consequentemente, trazer mais investimentos para a cidade”, explica.

Ainda com a finalidade de conscientizar a população quanto à importância da arrecadação dentro do município, será instituído o programa de Educação Fiscal nas escolas e nas comunidades, através do PIT. “A ideia é que as crianças aprendam sobre a educação fiscal dentro da escola, através da realização de seminários, palestras de conscientização e realização de oficinas”, explica.

Nota Fiscal Gaúcha

A partir deste ano, será implantado o programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) no município, que tem o objetivo de aumentar o retorno de ICMS do município, além de oferecer benefícios aos cidadãos através da participação em sorteios.

O programa será iniciado neste ano, depois que a população for orientada quanto aos benefícios e importância da campanha.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Capão Bonito do Sul – Vanusa Lopes MTB/RS – 18.532