Secretaria da Educação realiza 1º Concurso de Educação Fiscal

Dando continuidade as ações do Programa de Educação Fiscal, iniciado no ano passado, a Escola Municipal Firmino Frizzo realizou na última quinta-feira (27), o primeiro Concurso de Educação Fiscal, no Auditório da escola.

A competição, realizada através das disciplinas de Empreendedorismo e Língua Portuguesa, contou com a participação das turmas de 6º ao 9º ano, que tiveram de produzir textos sobre a importância da educação fiscal, que tem como princípios mobilizar o cidadão para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e seus benefícios para a sociedade, bem como entender o papel do Estado e sua capacidade de financiar as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública e o papel cooperativo do cidadão.

O concurso foi divido em duas etapas, uma de seleção das melhores redações, que ocorreu  em sala de aula, em cada uma das turmas, onde as redações foram avaliadas pelos professores de Língua Portuguesa e de Empreendedorismo, e então selecionadas uma de cada turma de 6º ao 9º ano, para que participassem da fase final.

Durante a fase final, realizada nesta quinta-feira, os alunos finalistas realizaram a leitura de suas redações para a equipe de jurados, composta pelo coordenador da fiscalização, Márcio Ribeiro, fiscal de tributos, Marcelo Boff, presidente da Câmara de Vereadores, Valcir Fich Arruda, diretor da Escola, Jerry Segalla e os professores de Língua Portuguesa, Lucídia Luiza da Silva Alexandrino e de História, João Admilson Telles de Mello.

Os critérios avaliados pelos jurados foram apresentação, leitura, texto e relação com a educação fiscal. Os alunos que alcançaram a pontuação maior, se classificando em primeiro e segundo lugar, respectivamente, foram Pedro Henrique Muller Schimit e Luiz Juliano Chagas, que ganharam um certificado de participação do concurso.

Em 3º lugar se classificou o aluno Lucas Bolsonelo Nunes, 4º lugar, Ana Carolina Pereira da Silva Piva, 5º lugar, Caroline Marina da Rocha Valin, 6º lugar, Mariane Pansera Navarini e 7º lugar, Lara Lima Vezzaro e Arieli Barbosa de Lima de Oliveira.

O 1º Concurso de Educação Fiscal faz parte do Programa de Educação Fiscal que tem como objetivo promover a educação fiscal dentro das escolas, através da realização de campanhas educativas e de palestras com o objetivo de formar cidadãos conscientes.