Seminário Agropecuário é retomado em com troca de conhecimentos entre especialistas e produtores rurais

A sexta edição do evento contou com três especialistas em temas atuais e importantes para a agricultura local

Na manhã da última quinta-feira (13), Capão Bonito do Sul sediou o 6º Seminário Agropecuário. O encontro entre especialistas e produtores rurais faz parte da programação dos 27 anos do município. Recepcionados pelo Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Thiago Lima, os participantes acompanharam palestras com temas atuais e pertinentes ao atual momento do homem do campo.

O 6º Seminário Agropecuário de Capão Bonito do Sul foi promovido em parceria com a Emater/RS-Ascar, e com o apoio de Sicredi, Cotrijal, Massey Ferguson e Sindicato Rural. Além do secretário Thiago Lima, o público ouviu o chefe do escritório municipal e do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Mauro Sérgio Santos e Dartanhã Luiz Vecchi, respectivamente, e do secretário de Administração, Planejamento e Finanças, Miqueias Guadagnin.

Em suas falas, os representantes da Emater/RS-Ascar e da Administração Municipal concordaram sobre a importância do evento para os produtores rurais, e a necessidade de sua retomada após a pandemia, e ainda, destacaram a informação como necessidade para a implementação de novas técnicas e tecnologias nas propriedades rurais, a fim de promover melhorias e o crescimento da produção agrícola.

Troca de conhecimentos

A primeira palestra abordou o tema “uso de área de inverno para produção de alimento conservado”, com a fala do engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, Vilmar Wruch Leitzke. “É importante pensarmos em ter fontes de alimentos conservados, utilizar as áreas e os recursos disponíveis para produzir alimentos que serão importantes para os momentos de escassez”, destacou Leitzke.

O segundo assunto foi “o solo como armazenamento de água: reservação de água e irrigação”, com o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar de Santo Expedito do Sul, Matheus Mignoni. “Os produtores conheceram essas alternativas e receberam informações sobre a legislação ambiental. Além disso, mostramos a importância não apenas da irrigação, mas aspectos de manejo de pragas e doenças, fertilidade do solo e manejo de cultivares”, explicou Mignoni.

Já a terceira abordagem foi a “implantação de cereais de inverno como oportunidade no vazio forrageiro”, com o chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, Giovani Stefani Faé. “Pensando em pecuária de leite e de corte, os produtores precisam ter alimentos estocados para não ficarem vulneráveis em momentos de oscilação de preço ou de estiagem, como a gente vem passando nos últimos anos. E com os cereais de inverno eles têm opções de fazer cultivos trazendo ganhos para o solo. O solo não pode ficar parado, porque fica muito vulnerável”, salientou.

Texto: Felipe Souza I Assessor de Imprensa PMCBS e Vanessa Almeida de Moraes I Assessora de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Passo Fundo

Fotos: Felipe Souza