Sistema de rastreamento traz efetividade e facilidade de gerenciamento da frota municipal

A partir de agora, todos os veículos da frota de Capão Bonito do Sul contarão com sistema de rastreamento. Ao todo, 40 veículos de todas as secretarias municipais receberam a instalação de sistema de monitoramento via satélite.

A empresa responsável pela prestação de serviços é a Inviocar Segurança de Veículos LTDA, de Erechim, que realizou nos dias 25, 26 e 27 de junho a instalação dos rastreadores, sendo responsável pelo suporte técnico e também pela manutenção dos equipamentos, pelo custo mensal de R$ 1.466,00 entre todos os veículos.

Através da instalação de um software de rastreamento, cada veículo poderá ser monitorado via internet pelo sistema de acompanhamento, onde será fornecida a localização, rota realizada e posicionamento via satélite do veículo pelo GPS em tempo real.

O monitoramento dos veículos será realizado por um servidor de cada uma das secretarias. Além disso, o acompanhamento de toda frota será centralizado no setor de Frotas da prefeitura, que realizará o gerenciamento do sistema.

Os primeiros veículos a receberem a instalação dos rastreadores foram os da Secretaria da Saúde e Assistência Social, que ficaram em fase de teste e adaptação por seis meses, o que, de acordo com o prefeito municipal, foi essencial para realizar a adoção do sistema em toda a frota. “Com o rastreamento de veículos, é possível ter um controle efetivo da frota de veículos, principalmente no que diz respeito a frota da saúde, que realiza viagens diariamente, onde, através do sistema, conseguiremos prever as viagens e conseguir uma redução nos deslocamentos, sendo possível ter assim um controle do custo de cada viagem”, comentou.

Conforme o prefeito, o valor da economia gerada através da instalação dos rastreadores na frota da saúde gira em torno de 20%, com relação ao primeiro semestre do ano anterior. “O objetivo agora é conseguir uma economia em toda a frota de veículos do município, através do planejamento e controle das viagens”, finalizou.